X

Cotidiano

Gestores e sociedade civil discutem políticas no 2º Encontro Metropolitano de Igualdade Racial

Temas como a políticas de cotas, oficinas de hip hop, combate à intolerância religiosa, o ensino da cultura afro-brasileira entraram em pauta

Publicado em 22/04/2015 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os avanços e desafios nacionais das políticas de promoção sobre etnia foram discutidos por gestores e sociedade civil da Baixada Santista no 2º Encontro Metropolitano de Igualdade Racial. O evento aconteceu na quinta-feira (16), na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá.

A abertura foi feita pela secretária municipal de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, que representou a prefeita Maria Antonieta de Brito no ato e elencou a importância de Guarujá colocar a temática da questão étnica em sua agenda de políticas públicas. “Nossa Cidade avançou muito nas políticas de igualdade racial. Não podemos desistir de lutar por uma sociedade em que todos possam ter e usufruir dos mesmos direitos. Daqui sairão grandes avanços porque nossa meta é trabalhar sempre por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.”

A mesa de debates foram conduzidas pela superintendente de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial de São Vicente, Alessandra Franco, que foi delegada na Conferência Nacional em Brasília, e o diretor do Departamento de Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura de Cubatão e coordenador da Câmara Temática Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Júlio Evangelista Santos Júnior.

Temas como a políticas de cotas na universidade e no serviço público, oficinas de hip hop, combate à intolerância religiosa, o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira nas escolas, por meio da Lei 10.639/2003 e demais políticas públicas implatadas a partir da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Governo Federal, foram discutidos.

Para o assessor de Políticas Públicas de Igualdade Étnica e Racial da Prefeitura de Guarujá, Rubens Paulo Ferreira, o encontro foi uma oportunidade de discutir 17 propostas de políticas metropolitanas aprovadas na Conferência Nacional, realizada há dois anos. “Avalio que foi muito positivo. Pondero a importância de maior engajamento dos militantes e pessoas que simpatizem com a luta, pois a garantia dos avanços necessitam da continuidade dessa luta”, considerou.

De acordo com Alessandra Franco, o encontro promoveu um espaço para avaliação das conferências realizadas nos âmbitos municipais, regional, estadual e nacional. “Nesse momento metropolitano, tivemos a participação dos nove municípios, com a representatividade de todos os segmentos. Foi um momento de grande articulação e mobilização da Região. Chegamos na nacional com três gestores e três representantes da sociedade civil. Hoje já tivemos o retorno das resoluções da Conapir, porém ainda não do Estado. Esse encontro, restabelece o trabalho da comissão relatora para emitir o relatório final da Baixada. Ainda tivemos uma análise da conjuntura atual da Região Metropolitana na agenda política de promoção da igualdade racial”, avaliou Alessandra.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter