Geraldo Alckmin apresenta ferramenta que permite denúncias pela internet

Serviço complementa atendimento do 181 e garante anonimato de quem denuncia. Site conta com mecanismos de segurança que permitirão ao usuário ter o seu sigilo garantido

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201314h25

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta segunda-feira, 25, o Web Denúncia, ferramenta online que permite registrar denúncias de crimes por meio de computadores, tablets ou celulares com acesso à internet. A novidade tem como objetivo tornar o serviço ainda mais prático e ágil para o denunciante.

“Depois do Disque Denúncia, que já teve mais 1,5 milhão de denúncias feitas com absoluto sigilo e que ajudaram a salvar vidas, elucidar crimes, salvar pessoas em cativeiro, temos agora o Web Denúncia, o primeiro do país. E tem a vantagem de poder encaminhar vídeos, fotografias e documentos. Vai ajudar ainda mais a fortalecer a segurança de São Paulo. O cidadão ainda vai poder acompanhar com senha e sigilo o trabalho de investigação da denúncia”, ressaltou Alckmin.

As denúncias poderão ser feitas por meio do site: http://www.webdenuncia.org.br/. O portal já está no ar e o mecanismo de denúncia estará funcionando a partir de meia noite desta segunda-feira. O serviço é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), que há 13 anos mantêm o atendimento telefônico via 181.

O anonimato de quem denuncia, marca do serviço pelo telefone, será mantido nos registros via internet. O site conta com mecanismos de segurança que permitirão ao usuário ter o seu sigilo garantido.

Governador apresenta ferramenta que permite denúncias pela internet (Foto: Edson Lopes Jr.)

A plataforma digital para denúncias funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e tem a vantagem de possibilitar o envio de arquivos como fotos, vídeos e cópias de documentos. Cada registro enviado é analisado pelos policiais que trabalham no Disque Denúncia (181).

Entre os crimes que poderão ser denunciados pelo novo serviço está o tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, outros tipos de roubos, sequestro e informações sobre procurados pela Justiça.

Para registrar uma denúncia, bastará escolher o tipo de denúncia dentre as opções e seguir a sequência de formulários de perguntas. Ao final da denúncia, uma senha será fornecida pelo sistema para que o denunciante possa acompanhar posteriormente a apuração pela polícia.