X

Cotidiano

Gasto no Natal cairá para 40% de entrevistados pela CNI

Outros 34% devem gastar o mesmo e só 11% disseram que os gastos serão maiores. Outros 9% responderam que não fazem ou não farão compras nesta época do ano

Publicado em 22/11/2013 às 13:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 40% dos brasileiros pretendem gastar menos nas compras de fim de ano em relação ao valor gasto em 2012. Outros 34% devem gastar o mesmo e só 11% disseram que os gastos serão maiores. Outros 9% responderam que não fazem ou não farão compras nesta época do ano.

A pesquisa, intitulada Retratos da Sociedade Brasileira - Intenção de Compras, revela ainda que a disposição dos consumidores para gastar mais com as festas de fim de ano é maior entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Nessa faixa de renda, 14% pretendem gastar mais do que em 2012. O porcentual cai para 9% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo.

Segundo o gerente executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a redução dos gastos com as compras é resultado das dificuldades econômicas enfrentadas pela população. "Mais da metade dos entrevistados disseram que a situação econômica pessoal é regular ou ruim. Há ainda um maior endividamento da população e crescimento da inflação", analisa Fonseca, em nota divulgada pela CNI.

O levantamento mostrou também que para 43% dos brasileiros a situação econômica pessoal é regular; outros 14% acham que é ruim ou péssima. Os entrevistados apontaram, em uma lista de sete opções, os fatores determinantes para a decisão do valor a ser gasto com as compras. Para 28%, a inflação é o principal item considerado na hora da decisão para as compras do mês. Em seguida vêm a renda pessoal (22%) e a renda familiar (15%).

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 40% dos brasileiros pretendem gastar menos nas compras de fim de ano em relação ao valor gasto em 2012 (Foto: Divulgação)

13º salário

A pesquisa da CNI aponta que apenas 42% da população recebe 13º salário. Além disso, apenas 39% o receberão na sua totalidade no fim do ano. Dentre os entrevistados que recebem 13º salário, 60% receberam parte ou sua totalidade de forma antecipada.

A pesquisa apurou que 24% da população está mais endividada do que há três meses. A maior parte das dívidas (59%) foi contraída por causa das dificuldades ou necessidades imprevistas. Dentro desse cenário, o destino mais citado para o 13º salário foi o pagamento de dívidas (52%). Em seguida, os entrevistados apontaram o pagamento de despesas diárias (30%); a compra de presentes e produtos de uso pessoal (18%). Outro destino citado por 14% dos entrevistados foi a utilização de parte ou sua totalidade para viajar ou tirar férias; e 15% também apontaram a poupança como destino do dinheiro.

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Intenção de Compras foi feita com 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 14 e 17 de setembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter