X

Cotidiano

Gaema cobra Prefeitura de São Vicente e EMTU sobre obras do VLT

Promotora de Justiça e integrante do Gaema, Almachia Acerbi esteve reunida com Luis Cláudio Bili (PP) na segunda-feira, e expôs fotos e as reclamações dos moradores

Publicado em 02/07/2014 às 10:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado aguarda para os próximos 30 dias respostas da Prefeitura de São Vicente e da EMTU sobre os problemas apresentados por moradores durante a execução das obras do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Promotora de Justiça e integrante do Gaema, Almachia Acerbi esteve reunida com o prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili (PP), na segunda-feira, e expôs fotos e as reclamações dos moradores quanto ao acúmulo de águas em fundações da futura Estação Itararé e o assoreamento das canaletas de drenagem situadas no Bairro Esplanada dos Barreiros.

A promotora vem recebendo reclamações dos moradores dos dois bairros desde o início do ano. Inicialmente, tentou marcar encontros com representantes da Cetesb (órgão ambiental do Estado) e da EMTU, empresa responsável pelas obras do VLT. As duas firmas não enviaram representantes à reunião agendada pelo Ministério Público.

Promotora Almachia Acerbi recebeu reclamações dos moradores de São Vicente (Foto: Matheus Tagé/DL)

Auto de infração

A Cetesb local chegou a emitir um auto de intimação, no dia 19 de maio, pelo fato de a EMTU ter permitido o descarte e a disposição de resíduos em trechos de obras nas proximidades das futuras estações Nossa Senhora de Lourdes e João Ribeiro, e também por dificultar o acesso às residências localizadas nas imediações da Avenida Quintino Bocaiúva, no trecho entre o teleférico e o Hipermercado Carrefour, trazendo inconvenientes para o bem-estar público.

A multa, de apenas R$ 4 mil, ainda tem de passar pelo aval do Departamento de Avaliação Ambiental de Empreendimentos da Cetesb de São Paulo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter