X

Cotidiano

Futuros médicos visitam laboratório de análises clínicas Itapema Medicina Laboratorial, em Guarujá

Atividade foi elaborada com o objetivo de proporcionar um cenário prático para a disciplina de Histologia, do curso de Medicina

Da Reportagem

Publicado em 08/11/2019 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estudantes de Medicina da Unoeste em Guarujá durante atividade / Divulgação

Com a proposta de compor um cenário prático para a disciplina de Histologia do curso de Medicina da Unoeste, os alunos participaram nos últimos dois dias de uma visita técnica ao laboratório de análises clínicas Itapema Medicina Laboratorial, em Guarujá.

Durante a atividade, que teve iniciativa do professor Rafael Pacheco, os estudantes foram orientados pela biomédica Millena Carvalho Ribeiro e lá acompanharam a rotina do setor de hematologia da unidade de Guarujá, que é responsável por boa parte das análises clínicas realizadas na cidade e recebe amostras de outros municípios da Baixada Santista, como Bertioga e Praia Grande.

De acordo com o professor, os alunos se informaram sobre o tempo de espera até a liberação do exame em casos de rotina e emergência, parâmetros básicos do hemograma e no final reproduziram com massa de modelar a morfologia das células do sangue encontrado no hemograma.

“Este tipo de atividade possibilita ao aluno compreender os bastidores que acontecem após a coleta de sangue em atividades de rotina e emergência até a liberação do resultado do hemograma, que passa por conhecer os profissionais envolvidos, o tempo até a obtenção do exame e até mesmo os valores, desenvolvendo assim médicos mais conscientes. Além disso, eles têm a oportunidade de aplicar o conhecimento das aulas teóricas e práticas sobre a morfologia das células sanguíneas na interpretação do hemograma. Nessa última visita, que aconteceu na quarta-feira [6], os acadêmicos foram desafiados a criar as principais células presentes no hemograma com massa de modelar. E o resultado foi fantástico!”, explica.

Para o estudante Walace Rocha, do 2º termo, conhecer a rotina de um laboratório, equipamentos e protocolos para a execução do hemograma, que é um exame tão importante para um bom diagnóstico, se bem executado e interpretado corretamente, foi extremamente proveitoso. “Atividades como esta corroboram para o aperfeiçoamento e nos mostram a realidade que será vivida durante e após a graduação”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter