Furtos e roubos de smartphones aumentam no Carnaval; saiba como se prevenir

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, no ano passado, só nos blocos do Baixo Augusta, na Capital, foram apreendidos 31 celulares roubados e furtados, em apenas um dia

Comentar
Compartilhar
25 FEV 2019Por Da Reportagem18h01
É importante ter cuidado com roubos e furtos que aumentam no CarnavalFoto: Divulgação

O Carnaval está chegando e os foliões já se preparam para curtir os bloquinhos de rua. Mas é importante ter cuidado com roubos e furtos que aumentam nessa época. De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, no ano passado, só nos blocos do Baixo Augusta, na Capital, foram apreendidos 31 celulares roubados e furtados, em apenas um dia.
 
“O levantamento retrata um cenário que a Kakau Seguros já tinha observado ao planejar o seu negócio. Por isso, a Kakau oferece a possibilidade de assinar um seguro por tempo determinado e pausar ou cancelar”, segundo o co-fundador e sócio da Kakau Seguros, Henrique Volpi.
 
Como os celulares se tornaram parte fundamental de nossas vidas, é importante conhecer algumas dicas para protegê-lo.
 
1- Deixe o seu celular no bolso da frente - Aproveite a volta das pochetes ou use uma doleira por dentro da roupa. Também vale um bolso ou bolsa mais seguros, com zíper, por exemplo. Todos sempre virados para a frente.

2- Cuidado com esbarrões e empurrões - Essa é uma das formas que os ladrões usam para agir.

3- Tome cuidado ao utilizar transporte público- Em horários de pico as ocorrências se intensificam, isso porque o ambiente está tão cheio que você não percebe qualquer movimento estranho. Uma dica em casos como esse é levar mochilas e bolsa na frente do corpo para ter ampla visão do que se passa.
 
4- Instale aplicativos anti-roubos- Hoje, no mercado existem algumas opções de aplicativos que permitem o controle remoto do seu aparelho em caso de perda ou roubo/furto. Você pode encontrá-los nas lojas de apps de Android e iOS.
 
5- Invista em seguro - Contrate um seguro para o seu aparelho em um período de dois meses, por exemplo. Já temos plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais.
 
Mas, se infelizmente roubarem o celular. Saiba o que fazer:

Ligar para a operadora e bloquear o IMEI do seu celular
Boletim de ocorrência
Tentar localizar o aparelho pelo sistema operacional
Apagar dados remotamente
Se tive seguro, acionar

Bloquinhos de rua

Não deixe de se divertir. Neste ano, mais de 550 blocos de ruas em São Paulo vão animar a foliões sendo os bairros da Sé (centro) e Pinheiros (zona oeste) os locais que lideram a programação de bloquinhos para esse Carnaval. Segundo a Secretaria de Cultura, os principais blocos começam a partir de 22 de fevereiro e a folia corre solta até 10 de março.

Colunas

Contraponto