X

Cotidiano

Furto de cabos de energia prejudica mais de 40 mil pessoas no Litoral de SP

Neoenergia Elektro registrou mais de 1.600 ocorrências de janeiro a abril de 2024

Da Reportagem

Publicado em 15/05/2024 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vale lembrar que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado / Divulgação

A Neoenergia Elektro já registrou 1.640 ocorrências provocadas pelo furto de fios ou equipamentos da rede elétrica em seis municípios atendidos pela distribuidora na Baixada Santista. Isso, somente em 2024. A ação afetou mais de 44 mil consumidores em Guarujá, Peruíbe, Bertioga, Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá, que tiveram o fornecimento de energia suspenso até a conclusão da recomposição da fiação por parte da distribuidora.


Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Desses municípios atendidos pela empresa, Peruíbe e Bertioga apresentaram um aumento expressivo no número de casos de furto de cabos, sendo 94% maior em Bertioga e 200% em Peruíbe. Duas pessoas foram presas por furto de fios nesta semana.

Para tentar inibir a prática, a distribuidora vem mapeando e compartilhando com as autoridades os lugares com reincidência da prática. A concessionária conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.


Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Vale lembrar que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muito perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba quantas calorias têm os seus lanches favoritos do McDonald´s

Informações foram retiradas do próprio site da rede de fast-food

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter