X

Cotidiano

Funerárias terão que informar população em Praia Grande

Projeto da vereadora Janaina Ballaris (PT) obriga tabelas com todos os serviços públicos oferecidos à população

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2018 às 09:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para a vereadora Janaina Ballaris, o projeto vai ajudar os consumidores em momentos de grande dor e prejuízo emocional / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

A Câmara de Praia Grande aprovou projeto de lei que obriga que permissionárias de serviços públicos funerários a fixar, em locais visíveis, uma tabela relacionando todos os serviços, valores e tributos. Na tabela, também deverá que constar a cota social obrigatória no Município para munícipes de baixa renda, sem cobrar valor algum, bem como as condições para usufruto do serviço.

A iniciativa é da vereadora Janaina Ballaris (PT) e segue para sanção ou veto do prefeito Alberto Mourão (PSDB). “Esse projeto visa ajudar o consumidor no momento que precisa escolher quais os produtos deverão ser escolhidos para a sua necessidade, no momento de grande dor e prejuízo emocional”, afirma a parlamentar.

Janaina Ballaris fez questão que informar no projeto que sua proposta se badeia na Constituição e no Código de Defesa do Consumidor. Por conta disso, exige que as letras das tabelas devam ser em tamanho grande e maiúsculas.

Em Santos

Enquanto em Praia Grande, pelas mãos da vereadora Janaina Ballaris (PT) a população mais pobre possui cota social junto aos serviços públicos funerários, em Santos, a Câmara manteve, ano passado, o veto do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ao projeto de lei 38/2016, que incluía o serviço de velório no enterro social.

De autoria do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (MDB), a proposta previa que o velório fosse o sétimo serviço oferecido pela Prefeitura de Santos, sob regime de concessão ou permissão.

Banha chamou o veto de equivocado. “Quem vetou, não leu. E se leu, leu mal. Nós estamos falando aqui é do direito das pessoas velarem seus entes queridos, porque a questão fiduciária está resolvida”, alertava o parlamentar.

Banha informou, na ocasião, que foi chamado pelo prefeito para debater o tema e que o Executivo se comprometeu em enviar um novo texto ao Legislativo para regulamentar a questão do velório social. No entanto, nada foi enviado até hoje. “O cidadão não tem que ficar pedindo favor ao chefe do cemitério da Areia Branca, nem pro coordenador do cemitério, pro secretário de Desenvolvimento. Ele tem o direito de velar seu ente querido lá”, reclamava Banha.

Além de regularizar o velório, o projeto do Executivo também deveria tratar da regularização de campas dos cemitérios.

A Prefeitura de Santos esclareceu ontem que a competência de legislar sobre o tema é do Executivo e que por esta razão está promovendo a revisão da lei que regulamenta os serviços funerários, na qual está incluída a questão do velório social. Após a conclusão das mudanças no projeto, que regulamenta todos os aspectos funerários, será encaminhado ao Legislativo.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter