Fundación MAPFRE oferece atividades lúdicas de prevenção de afogamentos

Objetivo é alertar crianças e pais sobre os riscos em ambientes como praias, rios, cachoeiras e piscinas

Comentar
Compartilhar
23 JAN 2020Por Da Reportagem19h00
A ação "Prevenir é Salvar" acontece de 24 (sexta-feira) a 26 de janeiro (domingo)Foto: Divulgação

Dentro da programação de aniversário dos 474 anos de Santos, a Fundación MAPFRE promove, atividades lúdicas de prevenção de afogamentos para crianças e jovens com até 14 anos. A ação "Prevenir é Salvar" acontece de 24 (sexta-feira) a 26 de janeiro (domingo), no trecho de areia entre os canais 5 e 6, próximo ao Posto 6. 

No local haverá apresentações da peça teatral "Pink e seu amor pelo Mar", com mensagens de orientação do comportamento em ambientes aquáticos, além de palestras do Corpo de Bombeiros, com dicas de segurança em praias, rios, cachoeiras e piscinas. "Os afogamentos são a segunda maior causa de mortes entre crianças no país, segundo o Ministério da Saúde. Indicadores como esse podem ser reduzidos com acesso à informação e, principalmente, à conscientização", afirma Fátima Lima, diretora da Fundación MAPFRE no Brasil. 

Além das dinâmicas, todas gratuitas, o espaço montado na praia contará com uma piscina de bolinhas de 30 metros quadrados que reproduzirá a sensação de profundidade, partindo de 70 centímetros para 1 metro em uma das extremidades, simulando situações reais comuns em piscinas e no mar.  

Depois de receberem as informações e brincarem no estande, a entidade distribuirá jogos da memória com ilustrações e dicas de prevenção. A expectativa é atingir um público de cerca de 15 mil pessoas durante o final de semana. "Nosso propósito é levar esclarecimento às crianças e também aos adultos, que são parte fundamental da prevenção neste tipo de ocorrência, uma vez que basta um breve momento de distração para que o afogamento aconteça", complementa Fátima. 

Serviço: 
O quê - Campanha "Prevenir e Salvar", da Fundación MAPFRE 
Local - Praia de Santos, entre os canais 5 e 6, próximo ao Pposto 6
Quando - de 24 a 26 de janeiro de 2020 (de sexta-feira a domingo), das 9h às 17h, com sessões teatrais às 9h30, 10h30, 11h30, 13h, 14h30 e 15h30. Palestras do Corpo de Bombeiros "Prevenção de Afogamentos" às 11h e 13h30. 
Atração gratuita.