Um grupo de trabalhadores do Hospital Municipal de Cubatão participou de um ato em frente à unidade ontem (14). Em um abraço simbólico, eles se manifestaram contra a indefinição do depósito do 13º e atraso salarial. Um médico que participou do protesto disse que se o pagamento não saísse ontem, os serviços de ultrassonografia seriam paralisados hoje.
“Os médicos estão há quase seis meses sem receber. O salário deste mês ainda não caiu. Se não cair, o ultrassom vai parar. Não é promoção política, estamos brigando pelos nossos direitos”, disse o médico Ricardo Pitta, responsável pelo setor de radiologia do hospital.
O Hospital Municipal de Cubatão é administrado atualmente pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB). A Organização Social (OS) assumiu o comando da unidade no último dia 16 de outubro, em um contrato emergencial de seis meses. A unidade conta com 544 funcionários.
Durante o ato, os trabalhadores manifestaram preocupação com o pagamento do 13°. Eles também relataram atraso no repasse do salário este mês. “Estamos com funcionários, alguns coordenadores, que não receberam ainda. Eles também são trabalhadores. O nosso pagamento é todo quinto dia útil, e todo mês está tendo atraso dia 12, 13, as contas têm juros. O 13° não caiu nem a primeira parcela”, disse Marcio Silva Nascimento, que trabalha como digitador há dois anos no hospital.
Segundo Marcelo Mota, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sintrasaúde), a AHBB informou que arcará apenas com os valores referentes ao período em que está atuando no hospital. “A luta é pelo 13º em dia, por conta até mesmo das declarações da nova administração, que afirma que tem apenas parte dessa responsabilidade e a outra parte cabe à Prefeitura. Inclusive cita que isso está previsto no contrato, e que tem em uma ata com o Ministério Público do Trabalho”, afirmou.
Mota destacou que o Sintrasaúde encaminhou ofício à Prefeitura solicitando informações sobre o pagamento do 13º dos funcionários do hospital. “O sindicato oficiou à prefeita e ela precisa nos dizer uma data para nos receber. A gente tem o dia 20 como data limite para o pagamento do 13º. Esse ato é mais um alerta”.
Em dia
Questionada sobre as reinvindicações dos trabalhadores, a Prefeitura de Cubatão informou, por meio de nota, que a AHBB, gestora do Hospital Municipal, está em dia com os pagamentos dos funcionários da entidade.
A Administração Municipal destacou que o pagamento do 13° salário será feito integralmente, no entanto, a programação do pagamento não foi finalizada, pois aguarda a entrada de recursos durante o mês no caixa da Prefeitura para que possa fazer o repasse dos recursos a AHBB.
Com relação os atrasos aos médicos, a Prefeitura disse que, até outubro, realizou diversos repasses à Pró-Saúde, antiga gestora do hospital, que, a princípio, serviriam para a quitação dos honorários médicos. “Porém, de forma reiterada, a Pró-Saúde optou por não realizá-los”, diz a nota.
Sobre a possibilidade de paralisação, destacada pelo médico no ato de ontem, a Prefeitura informou que nenhuma interrupção de serviço de saúde pode ser feita sem a comunicação prévia do funcionalismo, e que a Secretaria de Saúde tem atuado para evitar qualquer paralisação que venha causar prejuízos no atendimento à população.
Ao contrário do que informou o diretor do Sintrasaúde, a Prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Saúde “não recebeu qualquer comunicado do sindicato da categoria, até o presente momento, sobre o pagamento do benefício dos trabalhadores”.
