Continua depois da publicidade
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) do Hospital Municipal Irmã Dulce retoma a agenda de cursos preparatórios para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) neste mês de março. Funcionários de vários setores e equipes de saúde do hospital passarão por dois cursos sobre aleitamento materno.
O curso de 20 horas, mais específico e com parte prática (além da teórica), é voltado para quem atua diretamente em unidades de assistência materno-infantil, como Pediatria, Maternidade e Centro de Patologia Obstétrica. O outro, com uma carga horária menor, de seis horas, atingirá funcionários da administração, internação, recepção e serviços terceirizados, bem como equipes médicas e de enfermagem de outras unidades do hospital, como Clínicas Médica e Cirúrgica.
Desde que as ações foram iniciadas pela médica pediatra Marisa da Matta Aprile, em março de 2012, os treinamentos atingiram 165 funcionários, dos quais 103 da atenção direta materno-infantil. A meta é treinar todos. No período foram realizados cinco cursos de 20 horas e quatro cursos de seis horas. As aulas são ministradas por enfermeiras, psicólogas, fonoaudiólogas e outras profissionais do hospital, em dias e horários diferentes. Os participantes recebem certificado, mas é preciso cumprir todo o conteúdo.
De manhã e à tarde, o curso de 20 horas será realizado nos dias 12, 19 e 26 de março e dia 2 de abril, no anfiteatro do hospital. Entre os assuntos abordados estão aleitamento materno e sobrevivência infantil, apoio à nutriz, aconselhamento, alojamento conjunto, composição do leite e estocagem. Na parte prática, os participantes terão conceitos teóricos esclarecidos e detalhados na Maternidade, como avaliação da mamada; pega, posição, massagem e ordenha; e problemas precoces e tardios com as mamas.
Continua depois da publicidade
O curso de seis horas será realizado nos dias 13, 18 e 25 de março, também no anfiteatro e em dois períodos, abrangendo temas como natureza e cultura do aleitamento materno, importância e composição do leite materno, IHAC e NBCAL (Norma Brasileira para a Comercialização de Alimentos para Lactentes, Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras), entre outros.
A IHAC foi idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar funcionários de estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce.
Continua depois da publicidade