Cotidiano
A reclamação começa antes mesmo da primeira mordida. Seu cheiro é extremamente forte, difícil de eliminar e costuma ser descrito como uma mistura de cebola, enxofre e algo em avançado estado de decomposição
A reclamação começa antes mesmo da primeira mordida / Pixabay
Continua depois da publicidade
A fruta durian, consumida principalmente no Sudeste Asiático, carrega uma fama nada agradável. Ela é conhecida mundialmente como a fruta mais fedida do planeta.
A reclamação começa antes mesmo da primeira mordida. Seu cheiro é extremamente forte, difícil de eliminar e costuma ser descrito como uma mistura de cebola, enxofre e algo em avançado estado de decomposição.
Continua depois da publicidade
Por causa do odor intenso, o durian é proibido em aeroportos, elevadores, hotéis e até em transportes públicos em vários países asiáticos.
Aproveite e veja também: Casca limpa, fruta segura: por que lavar bananas antes de comer
Continua depois da publicidade
A título de curiosidade, seu cheiro recebe comparações pouco elogiosas. Muitas pessoas o definem como lixo orgânico em decomposição, meias sujas e até esgoto a céu aberto.
Esse mau odor tem uma explicação científica. A fruta possui mais de 40 compostos químicos voláteis, que juntos formam essa “bomba” de cheiro forte.
Quando o durian é aberto e atinge o ponto ideal de consumo, o odor se intensifica ainda mais.
Continua depois da publicidade
Apesar do cheiro considerado insuportável por muitos, o durian tem inúmeros admiradores.
Para seus fãs, a fruta é uma iguaria incomparável e chega a ser tratada quase como uma deusa da gastronomia local.