Frota do Samu em Santos recebe 12 novos veículos

A troca das ambulâncias foi realizada dentro da renovação do contrato de locação e não teve custos adicionais aos cofres públicos

Comentar
Compartilhar
14 NOV 2019Por Da Reportagem20h30
A nova frota é utilizada para atender aos cerca de 4 mil chamados/mês recebidos pela central 192Foto: Divulgação/PMS

A partir desta semana, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou a contar com 12 veículos zero quilômetro. A troca das ambulâncias foi realizada dentro da renovação do contrato de locação e não teve custos adicionais aos cofres públicos. 

As vans do modelo Ducato (Fiat) são disponibilizadas pela Locamedi, vencedora de licitação em 2017, com custo mensal de R$ 9,8 mil por ambulância (R$118 mil/mês ao todo – 12 veículos). Elas são utilizadas para atender aos cerca de 4 mil chamados/mês recebidos pela central 192, destinada para ocorrências graves em que o paciente não pode ser levado até uma das unidades de pronto atendimento, como acidentes domésticos e de trânsito, paradas cardiorrespiratórias, entre outras. 

"Estamos permanentemente aprimorando a infraestrutura do Samu. Recentemente, chegaram os tablets para o registro dos atendimentos pelos profissionais e, em breve, vamos inaugurar uma nova base de apoio do Samu na região da orla, que será importante para o atendimento de munícipes e turistas na temporada de verão, finais de semana e feriados", destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. 

17 AMBULÂNCIAS

Além das 12 ambulâncias locadas, o serviço conta com mais cinco veículos próprios, totalizando 17 ambulâncias no Município - quatro vezes mais do que o mínimo estipulado pelo Ministério da Saúde, que determina uma ambulância básica para cada 100 mil habitantes. Desta forma, Santos precisaria ter apenas quatro veículos.