Cotidiano
Fenômeno passa pelo Sul no sábado e chega à São Paulo e Rio de Janeiro no domingo, trazendo temporais e abrindo caminho para um novo ZCAS, diz Climatempo
Frente fria deve chegar à SP e litoral do estado no domingo e há preocupação com chuvas fortes / Reprodução/Pexels - Mathias Reding
Continua depois da publicidade
Uma nova frente fria avança pelo Brasil e promete mudar o tempo drasticamente neste fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro. O sistema traz o risco de temporais, chuva volumosa e queda de temperatura para as regiões Sul e Sudeste. O alerta é redobrado para áreas que já sofreram com acumulados altos nos últimos dias, como o litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o solo encharcado aumenta o perigo de deslizamentos e alagamentos. O alerta e as informações são da Climatempo.
O tempo vira primeiro nos estados do Sul. Entre a tarde de sábado e o domingo, a frente fria se desloca rapidamente, provocando chuva forte especialmente no Vale do Itajaí e nos litorais catarinense e paranaense. O calor intenso dos últimos dias dá lugar a um ar mais fresco, trazendo um alívio passageiro nas temperaturas.
Continua depois da publicidade
No Sudeste, a instabilidade ganha força principalmente no domingo. São Paulo e Rio de Janeiro devem se preparar para chuvas persistentes e volumosas. Áreas de Minas Gerais, como a Zona da Mata e o sul mineiro, também entram na rota dos temporais. O encontro da umidade com o calor pré-existente favorece nuvens carregadas, raios e rajadas de vento em diversos municípios.
Além da frente fria, meteorologistas apontam a organização de um novo corredor de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Isso significa que a chuva pode não ser apenas passageira, mas persistente em uma faixa que corta o Centro-Oeste e o Sudeste, mantendo o risco de transtornos urbanos até o início da próxima semana.
Continua depois da publicidade
Enquanto o Centro-Sul lida com a frente fria, o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais sentirão pouco os efeitos do sistema, mantendo o calor e pancadas isoladas. No Norte e Nordeste, o sol ainda predomina em grande parte das áreas, mas a Zona de Convergência Intertropical continua provocando chuva frequente na faixa litorânea setentrional do país.