Cotidiano
A mudança no tempo em toda a região deve começar na tarde desta quarta-feira de cinzas; algumas cidades terão ventania e queda de granizo
A frente fria está vindo pelo oceano e logo mais causará efeitos em todo o litoral paulista / Foto de Emiliano Arano/Pexels
Continua depois da publicidade
O tempo vai virar em todo o litoral paulista após os dias ensolarados de carnaval. Prepare o guarda-chuva, pois a região entra em estado de atenção para fortes pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 70 km/h e granizo.
O alerta passa a valer a partir das 13h desta quarta-feira (18) e segue ativo até às 22h desta quinta (19). Ou seja, dentro desse período, a qualquer momento, a Baixada Santista e todo o litoral de SP poderão ser atingidos pelos temporais, com destaque maior para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Peruíbe, Pedro de Toledo, São Vicente, Santos, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.
Continua depois da publicidade
Algumas dessas cidades registrarão chuvas mais intensas do que outras.
Segundo informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma combinação de fatores vai aumentar a instabilidade em todo o Sudeste. A chegada de uma nova frente fria pela costa, somada ao calor intenso e à umidade que vem da Amazônia, cria o cenário perfeito para temporais.
Continua depois da publicidade
Há risco real de chuva volumosa em curto espaço de tempo. Isso exige cuidado redobrado em áreas de encosta e locais com histórico de alagamentos.
Mesmo com a chuva, o mormaço continua. As máximas em cidades como Santos, Guarujá e Caraguatatuba devem oscilar entre 27°C e 29°C, mantendo a sensação de abafamento antes das tempestades. Somente a noite o tempo fica um pouco mais fresco, com a mínima estacionando nos 24ºC.
A tendência é que o sistema de baixa pressão e a frente fria mantenham o tempo instável pelo menos até o próximo final de semana. A Defesa Civil do estado já emitiu alerta de preocupação com alagamentos.
Continua depois da publicidade
Fontes: Climatempo, The Weather Channel e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)