Polícia Federal revelou um esquema nacional de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Divulgação/INSS
Continua depois da publicidade
A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada neste dia 18/12, foca em entidades que usavam "assinaturas digitais fantasmas". Se você viu um desconto de "mensalidade" no seu extrato, ele pode vir de uma dessas empresas.
Muitos aposentados veem descontos de R$ 45,00 ou R$ 70,00 e acham que é uma taxa obrigatória do governo. Não é.
Continua depois da publicidade
O Código no Extrato: Geralmente aparece como "246 – Contribuição [NOME]".
Consulta de CNPJ: Pegue o nome da associação e jogue no Google acompanhado do termo "CNPJ". Verifique a sede da empresa. Muitas associações investigadas em 2025 tinham sede em salas comerciais vazias ou endereços residenciais.
Continua depois da publicidade
O Reclame Aqui é seu aliado: Pesquise o nome da associação no site Reclame Aqui. Se houver centenas de reclamações sobre "desconto não autorizado", você é vítima de um esquema sistêmico.
Veja também: PF mira Senador e cúpula do INSS em nova fase da Operação 'Sem Desconto'
Não fale com a associação. Registre a queixa no portal Consumidor.gov.br e no Fala.BR (CGU). Isso gera provas para que a Polícia Federal continue as prisões.
Continua depois da publicidade
Como resposta direta às fraudes da Operação Sem Desconto, o Governo Federal anunciou um pacote de segurança rigoroso para 2026. A maior mudança é o fim das assinaturas em papel ou "cliques" simples para autorizar mensalidades e empréstimos.
Veja também: Cuidado com o seu benefício! Veja como bloquear descontos indevidos no Meu INSS agora
Biometria Facial: A partir de janeiro de 2026, qualquer nova associação que deseje descontar valores no benefício precisará que o segurado faça a validação facial via Gov.br.
Continua depois da publicidade
Fim da Prova de Vida Presencial: A prova de vida agora é totalmente automática. O INSS cruza dados de vacinação, votação e renovação de documentos. Se você utilizou qualquer serviço público em 2025, sua prova de vida já está feita para 2026.
Bloqueio Preventivo: A orientação atual é que todos os segurados utilizem a função "Bloquear Benefício para Empréstimo" no app Meu INSS. Isso cria uma barreira digital que impede que qualquer banco consulte sua margem consignável sem que você desbloqueie o sistema manualmente primeiro.