X

Cotidiano

França financiará trem entre Cumbica e o centro de SP

Foram assinados dois convênios, um entre o governo do Estado e a França, que compreende, entre outros pontos, o financiamento à linha 13 da CPTM

Publicado em 13/12/2013 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da França, François Hollande, anunciaram nesta sexta-feira, 13, que a Agência Francesa para o Desenvolvimento concederá um financiamento de € 300 milhões para a linha de trem que fará a conexão entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e o centro da capital paulista.

Alckmin recebeu Hollande no Palácio dos Bandeirantes. Foram assinados dois convênios, um entre o governo do Estado e a França, que compreende, entre outros pontos, o financiamento à linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A obra será iniciada na próxima semana e deve durar 18 meses. A linha sai da zona leste e passa dentro do aeroporto de Guarulhos. "Justamente porque vim do aeroporto até o centro ontem (nesta quinta-feira, 12,) à noite é que acho que devemos acelerar" o projeto, disse o presidente da França, no discurso.

O segundo convênio foi firmado com o presidente da região de Ilê-de-France, Jean Paul Huchon, na área de desenvolvimento urbano sustentável. As iniciativas incluem troca de conhecimentos e tecnologias sobre despoluição de rios para contribuir com o programa para o Tietê. Também haverá troca de tecnologia para operar as estações de tratamento de esgoto. A previsão para a despoluição total de esgoto do Rio Tietê no Estado, segundo o governador de São Paulo, é de 2019.

Hollande destacou que muitas dificuldades das regiões de São Paulo e Paris, por exemplo, "se não são sempre comparáveis, muitas vezes são comuns". "Com a assinatura desses dois acordos, iniciaremos um novo capítulo, centrado em metas ousadas que trarão resultado concreto à nossa população", disse Alckmin, que convidou o presidente francês a voltar ao Estado para a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Geraldo Alckmin e François Hollande, anunciaram um financiamento para a linha de trem que fará a conexão entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e o centro da capital paulista (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter