X

Cotidiano

Forte ressaca é prevista em toda a Baixada Santista nesta sexta-feira

O mar agitado associado aos ventos fortes devem provocar ondas de até 3,5 metros. População deve ficar atenta e acompanhar as previsões dos próximos dias

Da Reportagem

Publicado em 26/10/2016 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ondas devem atingir mais de 3 metros / Rodrigo Montaldi/DL

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) divulgou um estudo confirmando a possibilidade de uma forte ressaca na região a partir desta sexta-feira (28). ?De acordo com a análise, a previsão é de uma ressaca igual ou maior a ocorrida em agosto deste ano, quando fortes ondas atingiram o bairro da Ponta da Praia. A pesquisa complementa a previsão divulgada ontem pelo Instituto Climatempo

A previsão é que as ondas atinjam aproximadamente 3,5 metros na região da entrada do Canal do Porto de Santos e superiores a 2 metros na Ilha das Palmas. Segundo os dados coletados, há também a previsão de maré elevada, principalmente na madrugada e no início da tarde de sábado (29). Isso acontece por conta da passagem de uma frente fria, associada a uma forte massa de ar polar e a um forte ciclone extratropical que atinge o litoral paulista à partir de amanhã. 

É a segunda vez este ano que uma ressaca tão forte atinge a Região. Em agosto, as ondas atingiram a Ponta da Praia e causaram destruição. O cenário final foram garagens inundadas, danos no Deck do Pescador, contêiner arrastado, quedas de árvores, interdição de trecho da avenida Bartolomeu de Gusmão, interrupção da travessia de balsas e uma embarcação atingindo o calçadão.

A recomendação é que a população fique atenta e acompanhe as previsões ao longo dos próximos dias. 

Prefeitura de Santos enviará alerta aos moradores

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que vai comunicar os moradores previamente cadastrados por meio de SMS. Além disso, na quinta-feira, haverá distribuição de panfletos informativos na Ponta da Praia e vários bairros da Zona Noroeste. 

Ainda segundo a Administração Municipal, o Plano Preventivo de Defesa Civil será acionado para envolver agentes de trânsito, guardas municipais e membros da Defesa Civil, a fim de realizar interdições de trânsito e atender eventuais ocorrências.

Clima frio na última semana de outubro

A partir de amanhã há o risco de chuva forte e de ventania no estado de São Paulo. Pode chover forte especialmente no interior paulista, com raios e rajadas de vento.

Segundo informações do Climatempo, as nuvens carregadas se afastam da Capital durante a sexta-feira, ocasionando uma brusca queda da temperatura. O último fim de semana de outubro, portanto, será frio, para os padrões normais desta época, e várias áreas do estado poderão registrar temperaturas abaixo dos 10°C na madrugada. 

Em Santos, as temperaturas para o fim semana não devem passar dos 25ºC. Há probabilidade de chuva tanto para sábado, como também domingo. Para conferir o clima em outras cidades, acesse

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter