Cotidiano
A água acumulada atrapalhou o trânsito, invadiu casas e comércios em diversos locais e dificultou o trajeto de muitos trabalhadores
A chuva alagou diversos pontos da região / Ana Clara Durazzo/DL
Continua depois da publicidade
Um forte temporal pegou os moradores de surpresa e alagou diversos pontos da Baixada Santista na manhã desta quarta-feira (06).
A água acumulada atrapalhou o trânsito e invadiu casas e comércios em diversos locais, além de impedir muita gente de ir trabalhar. Sem opção, algumas pessoas enfrentaram a água e, usando motos e carros, tentaram passar pelos locais.
Continua depois da publicidade
De acordo com dados da Defesa Civil, até as 7h da manhã desta quarta, só na região do Morro do São Bento choveu 87mm dos 76.1 esperados para o mês de agosto. Outros pontos da Baixada também registraram chuva acima do esperado.
A CET-Santos informa que há vários pontos de alagamentos pela cidade devido à forte chuva que ocorre desde a madrugada desta quarta (6):
Continua depois da publicidade
Pontos de alagamentos pela praia após a Av. Cons. Nébias
Canal 3 após a praia
Rua Governador Pedro de Toledo
Vias da Vila Mathias
Canal 2 em aproximação à Av. Francisco Glicério
Canal 4 (alagamento em alguns trechos);
Av. Martins Fontes pelo cemitério do Saboó
Av. Nossa Senhora Fátima com Rua Ana Santos
Av. Francisco Manoel com Av. Waldemar Leão
Av. Rangel Pestana
Canal 1 (alagamento em vários pontos e em alguns locais com semáforos intermitentes).
Em Santos, no Morro do São Bento, o acumulado do mês é 93.4 de 76.1 milímetros esperados.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos emitiu um alerta nas redes sociais nesta quarta-feira (6), recomendando que a população evite sair de casa devido aos diversos pontos de alagamento na cidade. Segundo o comunicado, praticamente todas as principais vias do município estão interditadas.
Continua depois da publicidade
Equipes da Defesa Civil, CET e demais órgãos municipais estão mobilizadas nas ruas e no Centro de Controle Operacional, atuando para monitorar e minimizar os impactos das fortes chuvas que atingem a região.
A intensa chuva que atinge a Região causa alagamentos em diversos pontos de Guarujá. Um dos locais afetados foi a entrada do Assaí Atacadista, que está parcialmente alagada, dificultando o acesso de clientes e veículos. O mercado fica na Rua Waldomiro Macário, 570, no bairro Jardim Conceicaozinha, em Vicente de Carvalho. A recomendação é que a população evite áreas com acúmulo de água e redobre a atenção.
Em pelo menos três locais já choveu acima do esperado para o mês só nas últimas 72h. De acordo com dados da Defesa Civil, até 07h40 da manhã no Jardim da Esperança tinha chovido 119.5mm de 78.6 milímetros esperados. Na Vila Baiana, o acumulado do mês é de 81.8 de 79.5 milímetros esperados e em Morrinhos o acumulado do mês é de 86.9 de 79.5 milímetros esperados.
Continua depois da publicidade
No bairro do Santa Rosa, em Guarujá, a chuva forte começou por volta das 4h e se estendeu com a mesma intensidade até quase 7h. Muitas ruas de acesso ao Terminal do Ferry-Boat ficaram inundadas, assim como a Avenida Manoel da Cruz Michael, na altura da igreja Santa Rosa de Lima, e a gigante em extensão rua Azuil Loureiro, que tinha pontos de alagamento em quase todos os cruzamentos. A água invadiu algumas casas do bairro e muitos moradores não conseguiram levar os filhos na escola ou irem trabalhar.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que, nas últimas 24 horas, foi contabilizado volume de chuva de 23,2 mm na Cidade, até às 6h desta quarta-feira (6). Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas. A Defesa Civil segue atenta, monitorando os pontos mais críticos.
Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que há pontos de alagamentos transitáveis nos seguintes endereços:
Continua depois da publicidade
- Av. Mal Deodoro próximo à Rua José Gonçalves da Mota Júnior
- Av. Martins Fontes próximo à Rua XV de Novembro (sentido praia)
- Rua Mascarenhas de Moraes prox. à Rua Monte Castelo
- Rua Frei Gaspar x Av. Eduardo Souto
- Av. Augusto Severo x Rua Machado de Assis
- Av. Augusto Severo x Av. Senador Salgado Filho
- Av. Nações Unidas (viaduto Mario Covas)
Em Cubatão, o temporal desta quarta-feira (6) prejudicou os feirantes. A feira livre está montada no Jardim Casqueiro, mas a forte chuva não dá trégua e as barracas estão ilhadas.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, diversos bairros registraram pontos de alagamentos, como Vale Verde, Ilha Caraguata, Vila São José, Vila Esperança, Vila Nova por conta da forte tempestade da madrugada. A água já escoou na maioria dos bairros, restando pontos isolados de alagamentos. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo a cidade para registrar o rescaldo.
Continua depois da publicidade
O Índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 56mm. Até o momento nenhuma ocorrência ou vítima foi registrada
A Defesa Civil Estadual registrou 39 mm de chuva em Itanhaém.
A Defesa Civil Estadual registrou 7 mm de chuva em Peruíbe.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil Estadual registrou 34 mm de chuva em Praia Grande.
Reportagem em atualização.