CAMPANHA DE 1 A 11

Forças-tarefa de Carnaval apresentam resultado positivo

Ações foram realizadas pela GCM em conjunto com secretarias municipais e PM

Comentar
Compartilhar
28 FEV 2020Por Da Reportagem18h20
As operações aconteceram entre o sábado e a terça-feira de CarnavalFoto: Divulgação/PMPG

Mais de 360 ocorrências foram registradas durante as operações força-tarefa realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) em conjunto com as secretarias de Trânsito (Setran) e de Urbanismo (Seurb), além da Polícia Militar, durante o Carnaval. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo comando da corporação, que considerou o resultado do trabalho bastante positivo.

As operações aconteceram entre o sábado e a terça-feira de Carnaval e tinham como foco principalmente coibir a perturbação do sossego, fiscalizar comércios irregulares, a comercialização de espumas de Carnaval e o uso de aparelhos sonoros com alto volume, evitar furtos e roubos na orla e centros comerciais, além da fiscalização a irregularidades de trânsito.

Conforme o levantamento, ao todo, foram 363 ocorrências, sendo 160 pessoas abordadas, 100 orientações relacionadas a vendedores ambulantes e uso de caixas de som, duas caixinhas de som apreendidas por volume excessivo, 31 bicicletas apreendidas, dois estabelecimentos comerciais notificados e um orientado, 63 autuações de trânsito e quatro celulares pesquisados.

De acordo com o comandante da GCM, Edvaldo Pereira do Santos, a integração entre as agências de segurança e secretarias envolvidas foram fundamentais para a manutenção da ordem no Município durante o período. “Além das ações realizadas em diversos pontos da Cidade, os órgãos estiveram presentes em desfiles de blocos carnavalescos e também não foram registradas ocorrências de desordens, demonstrando um resultado bastante positivo”.

O sucesso do trabalho também foi destacado pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, não apenas no Carnaval, mas também durante todo o período de alta temporada. “Não tivemos ocorrências de gravidade mesmo com um número expressivo de turistas na Cidade e com muitos eventos acontecendo em vários locais. Nosso planejamento funcionou dentro do desejado e só posso agradecer às equipes que estiveram envolvidas em todo esse esquema”. 

Este tipo de operação conjunta tem sido frequente nos feriados prolongados sempre com o objetivo de garantir mais segurança a moradores e turistas. A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.