Força-tarefa fiscaliza descarte irregular em contentores no Centro

A ação faz parte dos esforços da Administração para conscientizar os empresários sobre a Lei Recicla Santos

Comentar
Compartilhar
27 ABR 2019Por Da Reportagem00h30
Fiscais percorrem os estabelecimentos levando orientações aos pequenos geradoresFiscais percorrem os estabelecimentos levando orientações aos pequenos geradoresFoto: Divulgação/PMS

Uma força-tarefa com integrantes de vários setores da Prefeitura vistoriou, na última quinta-feira (25), estabelecimentos comerciais do Centro para distribuir material informativo sobre o descarte de resíduos em contentores. A ação faz parte dos esforços da Administração para conscientizar os empresários sobre a Lei Recicla Santos.

Realizada desde janeiro, a iniciativa já resultou em 13 intimações e duas autuações, em casas reincidentes.

Fiscais percorrem os estabelecimentos levando orientações aos pequenos geradores quanto à maneira correta acondicionar o lixo reciclável até a passagem da coleta seletiva da Prefeitura, e também sobre o uso adequado dos contentores, que servem apenas resíduos úmidos (não recicláveis).

Em estabelecimentos de grande porte, as regras são outras. Uma das casas intimadas, grande geradora de resíduos, foi orientada a contratar empresa para retirar o material reciclável, conforme a Lei 952/2016. O estabelecimento também deverá elaborar o plano de gerenciamento para resíduos e cadastrar a empresa como grande gerador de resíduo comercial.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, o descarte correto dos resíduos garante benefícios a toda a sociedade. "A utilização correta dos serviços de coleta pelos comerciantes garante um Centro mais limpo e organizado. Infelizmente, a falta de compromisso de alguns tem prejudicado a todos comerciantes. Por isso, a Prefeitura tem feito fiscalizações constantes e intensificadas. Esperamos que, com as autuações, possa haver maior comprometimento".