Cotidiano

Força-tarefa de Guarujá ganha equipamento para controlar som abusivo

equipe já possuía um aparelho e agora, com duas peças, poderá ampliar suas ações

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/03/2013 às 18:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Força-tarefa de Guarujá recebeu a doação de um equipamento para controlar o barulho provocado pelo som abusivo. A peça é um decibelímetro de alta tecnologia para medir a pressão sonora. A equipe já possuía um aparelho e agora, com duas peças, poderá ampliar suas ações. O objetivo é garantir a ordem e o sossego público.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quando um munícipe reclamar sobre algum barulho excessivo, a Força-tarefa poderá ir até o local e medir se os decibéis estão acima do permitido, com a a ajuda do aparelho. Na primeira ocorrência, a pessoa será orientada a reduzir o volume. Caso haja recorrência, o órgão poderá aplicar penalidades administrativas, como aplicação de multas e apreensão do som. Dependendo do caso de reincidência, a ação poderá até ser enquadrada como contravenção penal de perturbação do sossego alheio.

O decibelímetro foi obtido, na quarta-feira (27), pela Comissão Municipal de Eventos como contrapartida social junto às empresas que realizaram ações nas praias na temporada. A entrega foi feita pela presidente da Comissão, Maria Eunice Grötzinger ao diretor da Guarda Civil Municipal, coronel Raimundo Silva Filho, e à coordenadora da Força-tarefa, Valéria Amorim.

O objetivo do aparelho é garantir a ordem e o sossego público (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A presidente da Comissão de Eventos explica que o equipamento era uma antiga reivindicação da Força-tarefa. “Com a realização de eventos de grande e médio porte durante a temporada de verão, o órgão pode solicitar a doação de contrapartidas sociais que beneficiaram, além da Força-tarefa, o Fundo Social de Solidariedade e instituições assistenciais, como o Lar Evangélico Maanaim”, explicou.

Denúncias

O munícipe que quiser denunciar casos de excesso de barulho, deve procurar a Central de Monitoramento da Prefeitura de Guarujá, ligando para o SOS Cidadão no telefone 153.

Continua depois da publicidade

Números

Durante o Carnaval e a Operação Verão, a Força-tarefa realizou 167 atendimentos relacionados a som abusivo, sendo 73 em residências, 34 no comércio, 29 em veículos, 18 na faixa arenosa (praia), quatro em quiosques e nove em outros locais, como obras, algazarras e atividades.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software