X
Cotidiano

Fonte interativa musical é nova atração da Praia de Pitangueiras, em Guarujá

Novo cartão-postal está na Praça dos Expedicionários, coração da Praia de Pitangueiras, e promete encantar pessoas de todas as idades com 115 jatos de água reaproveitável, iluminação especial e sonorização embutida

Hygor Abreu/PMG

Mais nova atração turística de Guarujá, a fonte musical interativa da Praça dos Expedicionários, na Praça das Pitangueiras, foi inaugurada no início da noite desta sexta-feira (14). O equipamento é fruto de convênio único e exclusivo assinado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas), no valor de R$ 995,7 mil.

Numa área de 369,7 metros quadrados, a atração conta com iluminação e sonorização embutidas. A obra contempla ainda 115 jatos ornamentais de água reaproveitável, com iluminação interativa em LED em todos os pontos, grelhas em aço inox, quatro caixas de som, sistema de automação inteligente, padrão de energia independente e piso drenante e antiderrapante, que não desintegra mesmo exposto às ações do tempo. Isso permitirá total interação com visitantes tanto com a iluminação quanto com os jatos d'água.

O novo cartão-postal da Cidade foi inaugurado pelo prefeito Válter Suman, com a presença da vice-prefeita Adriana Machado, vereadores, secretários municipais e do público, que se mostrou surpreso com a variedade de cores e sons da nova fonte, que funcionará diariamente das 19h30 às 20 horas e das 21h30 às 22 horas, fechando todas as terças-feiras para manutenção.

Morador do Pae Cará, em Vicente de Carvalho, o enfermeiro Carlos dos Santos de Limeira saiu de casa só para acompanhar o evento. "Vim passear com a família e já aproveitar para fazer um programa diferente. É um lindo espetáculo com a praia de fundo". Para o ambulante Eric de Andrade, a fonte será fundamental para melhorar os negócios. "Os turistas virão ainda mais e os moradores já querem conhecer. Com isso, eu ganho mais".

Quem também se animou com a nova atração turística foi a dona de casa Mariana de Souza, de 67 anos. Ela tem uma visão privilegiada da sala de seu apartamento, praticamente em frente à fonte. "Acompanhei todos os testes e vi o tamanho do trabalho e da dedicação da Prefeitura ao longo dos dias e das noites. Valeu a pena, porque o resultado ficou incrível".

O equipamento conta ainda com paisagismo, caixa de água inferior com capacidade de 13 mil litros, com bombeamento e filtragem de reaproveitamento da água. A fonte contém todo o sistema elétrico, eletrônico e hidráulico necessário para o funcionamento adequado e necessário para o devido uso, com o resultado satisfatório para nossa população e nossos turistas, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus.

"Temos a maior fonte interativa da Baixada Santista. Na prática, ela funciona como uma piscina, tendo a água devidamente tratada para que as crianças possam aproveitar o espaço com segurança. O piso também não escorrega", detalha o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Fábio Santos, que observa que a verba aplicada no convênio é específica para aplicação em obras de cunho turístico.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Automotor

Fiat Argo Drive 1.3 S-Design sai por R$ 82.490

Motor 1.3 Firefly e design italiano são os destaques do Fiat Argo Drive 1.3 S-Design

Santos

Semana do Brincar em Santos começa neste domingo com atividades para a família na orla

De 23 a 26 de maio, várias atividades serão realizadas nas escolas municipais

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software