A Justiça Eleitoral oferece alguns benefícios a quem exerce a atividade de mesário / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está com inscrições abertas para mesários voluntários que desejam atuar nas Eleições 2026. A adesão pode ser feita ao longo de todo o ano por meio do aplicativo e-Título, do site do Tribunal ou presencialmente nos cartórios eleitorais.
Uma campanha lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) busca incentivar as inscrições de pessoas para compor a mesa receptora de votos. Produzidas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), as peças destacam experiências positivas de mesários voluntários da vida real.
Continua depois da publicidade
A Justiça Eleitoral oferece alguns benefícios a quem exerce a atividade, entre eles:
Após a inscrição, o cadastro é analisado pelo cartório eleitoral para verificar disponibilidade de vagas na seção do eleitor ou em local próximo. Caso haja vaga e não exista impedimento legal, o voluntário pode ser convocado.
Continua depois da publicidade
De modo geral, qualquer pessoa maior de 18 anos e com situação regular perante a Justiça Eleitoral pode atuar como mesário. Há, porém, algumas restrições, como:
O número de mesários voluntários tem aumentado ao longo dos anos. Nas eleições municipais de 2024, 52% dos participantes atuaram espontaneamente no país.
No estado de São Paulo, o índice foi ainda maior: 67% dos mesários do primeiro turno foram voluntários, somando mais de 277 mil pessoas. No segundo turno, 137.969 voluntários atuaram, cerca de 77% do total.
Continua depois da publicidade
O crescimento contrasta com anos anteriores, quando apenas 23% dos mesários paulistas eram voluntários em 2016 e 27% em 2018. Em 2020, o índice subiu para 60%, indicando aumento da conscientização sobre a importância da participação cidadã.
Para ampliar ainda mais o número de inscritos, o TRE-SP também mantém o programa Mesário Voluntário Universitário, que permite aos estudantes contabilizar as horas de treinamento e atuação como atividades complementares acadêmicas, por meio de parcerias com instituições de ensino superior.
O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para reconhecer a contribuição de pessoas que dedicam parte do tempo a ações em benefício da sociedade. No Brasil, o Dia Nacional do Voluntário é celebrado em 28 de agosto.
Continua depois da publicidade