X

Cotidiano

Fiscalização aponta irregularidades em obras olímpicas

egundo a pasta, os problemas envolvem legislação trabalhista, normas de segurança e saúde dos empregados. As concessionárias responsáveis pelas obras deverão ser multadas, mas os valores não foram informados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/12/2014 às 20:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constatou irregularidades nas obras do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas, que estão sendo erguidos na zona oeste do Rio para a Olimpíada de 2016, e lavrou 464 autos de infração. Segundo a pasta, os problemas envolvem legislação trabalhista, normas de segurança e saúde dos empregados. As concessionárias responsáveis pelas obras deverão ser multadas, mas os valores não foram informados.

A fiscalização nos locais começou no dia 25 de novembro. Segundo o ministério, os auditores encontraram 255 infrações no Parque Olímpico e 209 na Vila dos Atletas. Além de questões envolvendo jornada de trabalho excessiva, há risco para a segurança de funcionários em alguns pontos e condições de higiene inadequadas.

Procurado, o consórcio responsável pelas obras da Vila dos Atletas informou que já está trabalhando para corrigir os problemas. "A equipe de segurança do trabalho responsável pela obra atuou imediatamente para atender às observações feitas pelos auditores do MTE. A Ilha Pura (empreendimento que, em sua primeira etapa, abrigará a Vila dos Atletas) se pronunciará no decorrer da tramitação das notificações - prestando todos os esclarecimentos necessários e corrigindo posturas eventualmente inadequadas. A empresa reafirma que o respeito à legislação trabalhista é uma prioridade em suas obras, que envolvem sete mil empregados próprios e de 161 empresas subcontratadas", diz a nota.

A concessionária Rio Mais, responsável pelas obras do Parque Olímpico, informou no fim da tarde desta sexta-feira que "não recebeu nenhum auto de infração do Ministério do Trabalho e Emprego".

A Ministério do Trabalho e Emprego informou também que uma nova vistoria deverá ser feita nos locais para verificar a adequação às normas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter