Cotidiano

HDMI está dizendo adeus e nova forma de conexão promete revolucionar mercado

Todo mundo já usou o famoso cabo HDMI, não é mesmo? Ele está presente em praticamente todos os dispositivos modernos

Igor de Paiva

Publicado em 30/04/2025 às 16:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo do GPMI é claro: substituir o HDMI como o principal padrão de conexão para vídeo e áudio / Pexels

Continua depois da publicidade

Todo mundo já usou o famoso cabo HDMI, não é mesmo? Ele está presente em praticamente todos os dispositivos modernos. No entanto, se depender de um ambicioso projeto chinês, seus dias podem estar contados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nova tecnologia asiática se chama GPMI (General Purpose Media Interface) e tem um objetivo ousado: revolucionar a forma como conectamos nossos dispositivos, unificando vídeo, áudio e energia em um único cabo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Wi-fi está se despedindo e nova forma de se conectar à internet se aproxima

Detalhes

A proposta do GPMI é simples, mas poderosa: permitir transferências em altíssima velocidade, capazes de suportar resoluções superiores como 8K e até 16K — com estabilidade e eficiência energética.

Desenvolvido por uma aliança chinesa chamada UHD Video Industry Cooperation Alliance, o projeto aposta em um grande diferencial: além de dados, o cabo também transmite energia, o que pode eliminar a necessidade de fontes adicionais, como ocorre hoje com o HDMI.

Continua depois da publicidade

Tipos

Atualmente, o GPMI possui duas versões. GPMI Tipo-C suporta transmissões de vídeo em até 8K a 120Hz, com uma largura de banda de até 96 Gbps e entrega de 240W de potência.

Veja também Wi-fi está se despedindo e nova forma de se conectar à internet se aproxima.  

GPMI Tipo-B, é ainda mais robusto, oferece 192 Gbps de largura de banda, suporta resolução de até 16K e entrega impressionantes 480W de potência.

Continua depois da publicidade

O fim do HDMI?

O objetivo do GPMI é claro: substituir o HDMI como o principal padrão de conexão para vídeo e áudio. Mas a tarefa não será fácil. Desde 2002, o HDMI (High-Definition Multimedia Interface) se consolidou como a principal tecnologia em televisores, monitores, videogames e computadores.

Apesar disso, o avanço do GPMI mostra que o mercado está em constante evolução — e pode ser apenas uma questão de tempo até vermos uma nova era de conectividade tomando forma.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software