Fim de semana tem extensa programação cultural em Santos

Humor, exposição de arte e Primavera dos Museus são destaques na programação de sábado e domingo

Teatro, música, dança, exposições e atividades agitam o final de semana, já primaveril, em Santos. Segundo os meteorologistas, o tempo vai estar excelente neste sábado, com média de calor variando entre 22 e 33º e tempo limpo. Já o domingo deve ser de temperaturas mais amenas variando entre 19 e 25º e mais nebulosidade. Até uma garoa está sendo esperada para o fim da tarde de domingo. Com estas informações, basta lançar mão da sua programação preferida e abusar da diversão neste fim de semana.

Continua após a publicidade

Música

Concha Acústica temmúsica no sábado
A dupla Tabatha e Emmanuel, segunda colocada na 3ª edição do Festival da Juventude, realizado pela Prefeitura de Santos no último mês de julho, é o destaque deste fim de semana. Toca MPB e pop. Sábado (23). 19h. Concha Acústica Vicente de Carvalho – Palco Zéllus Machado. Orla do Gonzaga, ao lado do Canal 3. Em caso de chuva a programação é cancelada. Gratuito.

Continua após a publicidade

Música de Cinema é dica no fim de semana
O músico Zero Beto usa instrumentos inusitados, brinquedos e objetos inventados para contracenar com os clássicos do cinema, contando a história dos filmes, suas trilhas sonoras e seus compositores. Domingo (24). 18h. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Gratuito.

Teatro

Continua após a publicidade

Paulinho Serra apresenta espetáculo ‘Em Pedaços’
Considerado um dos pioneiros do stand-up, Paulinho Serra já fez parte de programas como ‘Pânico na TV’, ‘Quinta Categoria’, ‘Comédia MTV’, ‘Trolalá’, ‘Rockgol’ e ‘Chapa Quente’. No cinema, atuou em filmes como ‘Os normais 2’ e ‘Podia ser pior’. Neste espetáculo, o ator traz histórias hilárias e seus personagens mais conhecidos, como Traficante Gay e o Ex-Viado. O público também testa a habilidade de improviso, ajudando na construção do espetáculo. Sábado (23). 21h. Teatro Coliseu. Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico. Os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 80,00. Podem ser comprados no site www.compreingressos.com, no quiosque Compre Ingressos (3º piso do Miramar Shopping).

Maurício Meirelles está no Coliseu com ‘Levando o Caos’
Em seu novo show de stand-up, ‘Levando o Caos’, o humorista Maurício Meirelles aborda temas profundos de forma madura e sempre bem humorada, baseados na sua vivência. No novo show, fala sobre feminismo dentro e fora do casamento, formas de criação dos animais domésticos e preconceitos, entre outros temas. Também faz uso de sua interatividade e improviso. Os destaques do show são os quadros ‘Traumas’ e ‘Webbullying’. Domingo (24). 20h. Teatro Coliseu. Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico. Os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 70,00. Podem ser adquiridos no site www.compreingressos.com, no quiosque Compre Ingressos (3º piso do Miramar Shopping) e na bilheteria do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Continua após a publicidade

‘O Pai’ tem Fúlvio Stefanini como protagonista
Escrita em 2012 por Florian Zeller, a peça já esteve em cartaz em mais de 20 países, e ganhou prêmios na França, Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil, a comédia dramática traz o experiente Fúlvio Stefanini no papel principal. ‘O Pai’ acompanha a relação entre uma filha e um pai idoso que começa a perder a memória: ele necessita de cuidados cada vez mais específicos. Ela, mesmo não querendo abandoná-lo, precisa viver a própria vida. Também fazem parte do elenco Carolina Gonzalez, Lara Córdulla e Paulo Emilio Lisboa. Dia 30, às 21h. Dia 1º de outubro, às 20h. Teatro Coliseu. Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico. Os ingressos custam de R$ 35,00 a R$ 90,00. Podem ser comprados no site www.compreingressos.com, no quiosque Compre Ingressos (3º piso do Miramar Shopping) e na bilheteria do Teatro Braz Cubas (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), que abre de terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Outras informações pelos telefones 4062-0016 e 3226-8000.

Dança

Continua após a publicidade

Fesadan reúne companhias de dança da região
Disputado por várias companhias de dança da região, a 14ª edição do Festival Santista de Dança (Fesadan) traz competições em nas mais variadas categorias como: jazz, sapateado, estilo livre, clássico livre, dança do ventre, urbana e 3ª idade. Neste sábado, às 16h30. Domingo (24). 16h30. Teatro Municipal Braz Cubas. 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira). Informações no site http://www.fesadan.com.br/crbst_2.html.

Atividades

Continua após a publicidade

‘Primavera dos Museus’
Grupo Rinascita faz show O Mass recebe o Grupo Rinacista, tombado como patrimônio imaterial da humanidade, que apresenta musicais medievais relacionadas ao tempo em que a Ordem de São Bento foi criada, utilizando instrumentos musicais dos séculos XIV ao XVII. Integra a 11º edição do evento Primavera dos Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Promovida pelo Ibram, a temporada cultural tem como tema ‘Museus e suas memórias’. Sábado (23). 15h. Rua Joana D’Arc, 795, Morro do São Bento. Outras informações pelo telefone 3219-1111 ou nos sites www.mass.org.br e www.museus.gov.br.

Leia Santos participa do projeto ‘Viva o Bairro’
O projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza atividades como os projetos ‘Adote um Livro’, ‘Adote um Gibi’ e ‘Baú das Letrinhas’, com distribuição gratuita de literatura. Sábado (23). 9h30 às 13h. UME Mário de Almeida Alcântara. Rua Mansueto Pierotti, 75, no Valongo, durante edição do projeto Viva o Bairro.

Continua após a publicidade

Exposições

Gravuras do Ateliê Cais podem ser conferidas em galeria
O Ateliê Cais, resultante das oficinas culturais do projeto Fábrica Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta exposição de gravuras. Participam da mostra as artistas Sandra Alves, Rachel Midori, Paula Paschoal, Kátia Miyahira, Ivone Cicconi, Cristina Signorini, Áurea Nogueira Lima e Angélica Calcopietro. Galeria Patrícia Galvão. 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 28 de setembro. O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Gratuito.

Continua após a publicidade

‘50 Years of Art Brasil – Santos/Miami’ está na Pinacoteca
A Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos e a Duo Art Galery, de Miami, recebem simultaneamente obras dos artistas Rubens Guerchman, Ivald Granato, Claudio Tozzi, Caciporé Torres, Carlos Zibel, Neno Ramos, Didi Marchi, Magda Colares, Ronaldo Calixto, Zé Cintra, Sônia Mena Barreto e Alexandre Frangirei. O evento tem parceria do Consulado Brasileiro na Flórida. A exposição fica em cartaz até o dia 3 de dezembro. Pinacoteca Benedicto Calixto, 15, Boqueirão. Gratuito.

‘Cores e Símbolos’ aborda o abstrato
Com mais de 40 obras que abordam o abstrato, o geométrico e o surrealismo, a exposição ‘Cores e Símbolos’, do pintor Ricárddo P. Pínto, é atração. Artista autodidata, Ricárddo descreve suas telas como “janelas abertas para o mundo onírico, onde o inconsciente se faz consciente, concretizando-se nas cores vibrantes de figuras geométricas formadas por finas linhas e caminhos que conectam a realidade à imaginação”. Chega à Galeria de Arte Braz Cubas, no 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão. A mostra segue em cartaz até o próximo dia 29. Pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, Santos. A entrada é gratuita.

Continua após a publicidade

Galeria da Prodesan abriga exposição de artistas paulistanos
A exposição ‘6 Paulistanos em Santos’, do Atelier Manuela D’Aiuto, reúne 20 pinturas sobre tela e papel realizadas por Carminha Freitas, que participa com suas cidades imaginárias; Fabio Hanna, que traz as paisagens paulistanas; Genoveva Junqueira, com suas construções abstratas; Helena Lacreta, que aborda paisagens poéticas; Manuela D’Aiuto, com seus labirintos míticos; e Renata Esteves, que traz abstrações líricas. Apesar das diferentes propostas, os artistas pretendem demonstrar como a união das obras em um mesmo espaço compõe um grupo unido pela geografia, tempo e cultura. Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade (piso térreo da Prodesan). Visitação até o próximo dia 29, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. Fica na Praça dos Expedicionários, 10, no Gonzaga. A entrada é gratuita.

‘Voltar ao Lugar Onde se Foi Feliz’ é exposição itinerante
A série de imagens do fotógrafo Guilherme Botelho lança um olhar especial sobre o indivíduo e seu entorno. Os contrastes entre a presença e ausência permeiam toda a série, que teve início em 2010, buscando registros no Brasil, Quênia, Congo, Itália, Turquia, Espanha, França, Itália, Uruguai e Estados Unidos. A mostra integra o projeto MIS Itinerante e tem parceria com o Sistema Estadual de Museus (Sisem). A exposição fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) até o dia 3 de outubro. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

Continua após a publicidade

Cadeiras são tema de exposição

O coletivo ZR ART, de artistas de Curitiba, no Paraná, trazem para o público da Pinacoteca representações de cadeiras em diversos formatos, em obras realizadas em acrílico sobre tela. A mostra tem abertura nesta sexta-feira (22), às 18h, e segue aberta ao público até o dia 15 de outubro. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Entrada gratuita.