Helicóptero Águia 11 e equipes do GBMar atuaram em série de resgates nas praias do Litoral Norte durante o fim de semana de Carnaval. / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
O fim de semana de Carnaval no Litoral Norte de São Paulo foi marcado por uma intensa operação de salvamento nas praias da região.
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) resgatou 56 pessoas vítimas de afogamento entre sábado (14) e domingo (15), em ocorrências registradas principalmente em São Sebastião, além de atendimentos em Ilhabela e Ubatuba.
Continua depois da publicidade
O domingo foi o dia mais crítico, com 34 salvamentos apenas em São Sebastião. Em Ilhabela, foram quatro ocorrências, enquanto Ubatuba registrou dois resgates. No sábado, 16 banhistas já haviam sido retirados do mar pelas equipes de guarda-vidas.
Entre as ações de maior destaque está o salvamento de um homem que ficou à deriva em alto-mar, apoiado em uma pequena prancha e com dificuldade para retornar à faixa de areia. Durante patrulhamento preventivo, a aeronave Águia 11, da Polícia Militar, localizou a vítima.
Continua depois da publicidade
Veja também: Fim de semana de Carnaval termina sem vítimas fatais graças a 56 resgates no litoral paulista
Após posicionamento estratégico do helicóptero, guarda-vidas foram lançados ao mar e utilizaram um puçá para realizar o resgate. O banhista foi conduzido em segurança até a praia e não houve registro de complicações graves.
Em outro ponto do litoral, dois afogamentos simultâneos envolveram duas adolescentes, de 15 e 12 anos. Os guarda-vidas entraram imediatamente na água para o salvamento. Apenas a mais nova precisou de atendimento médico, mas passa bem.
Continua depois da publicidade
Também foi registrada uma ocorrência com cinco jovens, com idades aproximadas de 25 anos, que entraram no mar em área sinalizada com alerta de “perigo”.
Veja também: Correntes de retorno causam 90% das mortes por afogamento, alerta Bombeiros
O grupo foi arrastado pela correnteza e precisou de intervenção rápida das equipes do GBMar. Todos foram retirados da água sem ferimentos graves.
Continua depois da publicidade
Segundo o GBMar, a maioria dos casos está relacionada ao desrespeito à sinalização e à entrada em áreas com correntes de retorno — principal causa de afogamentos no estado.
A corporação reforça a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas, evitar trechos não sinalizados e observar as condições do mar, especialmente em períodos de grande movimento como o Carnaval.
Apesar do alto número de ocorrências, a combinação entre monitoramento constante e resposta rápida das equipes garantiu que o fim de semana terminasse sem vítimas fatais no Litoral Norte.
Continua depois da publicidade