Novo formato de rotatória deve flexibilizar o fluxo de carros / Pixabay
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O trânsito rodoviário sempre traz desafios para motoristas, ainda mais em regiões onde é necessário gerenciar cruzamentos com outras vistas. A solução mais comum é a instalação de rotatórias, seguida pela construção de pontes no local. Entretanto, muitos acidentes ocorrem por negligência de veículos que passam pelas rotas ou estradas secundárias sem diminuir a velocidade.
O problema das rotatórias é que elas tendem a desacelerar o trânsito em vias comuns, além de não ser tão utilizadas em rodovias, onde exige maior dinamismo para evitar congestionamentos e riscos de colisões. Elas também impedem o "retorno em U", obrigando motoristas a percorrer trajetos maiores para acessar a vida de destino.
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Para evitar este tipo de situação, alguns países europeus e municípios dos Estados Unidos estão implementando uma infraestrutura viária variável para otimizar o fluxo do tráfego. O projeto é chamado de "Restricted Crossing U-Turn" (RCUT), e promete substituir rotatórias sem a necessidade de construir pontes.
Um retorno em U impede que veículos que trafegam em vias secundárias façam cruzamentos diretos ou conversões à esquerda ao entrar na via principal. Em vez disso, os motoristas são obrigados a primeiro virar à direita, percorrer um longo trajeto e, em seguida, retornar a partir da faixa da esquerda para acessar a via principal.
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O sistema RCTU minimiza os tempos de espera e viabiliza o fluxo nas vias principais, eliminando a necessidade de redução de velocidade para permitir travessias ou conversões em vias secundárias. Algumas cidades já relatam uma redução nos congestionamentos em horários de pico.
A Administração Federal de Rodovias dos Eua (FHWA) estima que a implementação de RCUTs poderá reduzir até 54% do total de acidentes e em até 70% dos acidentes com feridos em cruzamentos intervencionados.
A incorporação de cruzamentos RCUT também visa trazer conscientização aos motoristas. Especialistas dizem que a comunicação clara e a sinalização adequada são elementos essenciais para evitar confusão no trânsito e maximizar os benefícios do sistema.
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Na Argentina, existem rotas que contam com um esquema de retornos e cruzamentos semelhante ao RCUT , embora com uma infraestrutura viária que não permite o aproveitamento pleno desta solução.
Por exemplo, vários cruzamentos exigem que você vire à direita quando chega à estrada principal vindo de uma estrada secundária, mesmo que a direção pretendida seja para a esquerda.
A manobra obriga os motoristas a entrar e permanecer em baixa velocidade na faixa da esquerda, considerada a mais rápida para quem trafega na via, pois depois eles têm que sair em um acostamento esquerdo muito curto que termina no retorno.
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Da mesma forma, ao entrar na via contrária, os veículos retornam à faixa da esquerda. Os RCUTs levam isso em consideração, porque a faixa adicional começa no próprio cruzamento, de modo que os veículos que entram nela não trafegam em baixa velocidade à frente de veículos que já trafegam na via.