X

Cotidiano

Fila por cirurgia de catarata será zerada até junho em Santos

O procedimento, que passou a ser realizado em clínicas particulares, tem espera atual de três a seis meses

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2019 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir do segundo semestre, a previsão é de que seja realizada em até 30 dias após o pedido médico, / Divulgação/PMS

A espera pela cirurgia de catarata na rede municipal de saúde de Santos, que há pouco mais de dois anos tinha cerca de 1.200 pessoas, está próxima de ser zerada e conta agora com 144 pessoas. O procedimento, que passou a ser realizado em clínicas particulares, tem espera atual de três a seis meses.

A partir do segundo semestre, a previsão é de que seja realizada em até 30 dias após o pedido médico, como prevê o programa Meta 30, lançado pela Prefeitura no início de 2017.

A aposentada Maria Aparecida Vaz Rodrigues, 73 anos, moradora do Marapé, foi um dos 20 munícipes operados nesta sexta (26), no Hospital de Olhos Grottone, clínica vencedora de licitatação  e responsável, desde dezembro do ano passado, pelas cirurgias de catarata e outros procedimentos e exames oftalmológicos dos pacientes atendidos nos ambulatórios de especialidades (Ambesp). "Não consigo mais ler, só com óculos, e a minha expectativa é de voltar a enxergar bem. Achei excelentes todos os aparelhos aqui da clínica", disse Maria antes da cirurgia. 

Já o aposentado José Cornélio Perdigão, 83, da Vila Belmiro, já havia operado o olho direito no dia 15 de março e retornou para operar o esquerdo. "Antes da cirurgia, não enxergava um elefante a três metros. Com esta nova cirurgia vou ficar ainda melhor".

Dentro desse processo de licitação foram realizados, até o momento, quase quatro mil procedimentos, incluindo 300 cirurgias de catarata e mil consultas. Em média, são feitas de 80 a 100 cirurgias de catarata por mês no prestador. "Antes de buscarmos os parceiros privados, tínhamos uma espera muito grande pelo procedimento. Fizemos mais de mil cirurgias em dois anos, além de um grande pente-fino na listagem que existia, e agora a fila de espera está próxima de ser zerada", explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

O diretor cirúrgico do Hospital de Olhos Grottone, o oftalmologista Gustavo Grottone, ressalta que utiliza a moderna técnica da facoemulsificação na maioria das cirurgias de catarata, exceto quando há alguma restrição. "Todas as cirurgias feitas nos munícipes, por meio da Prefeitura, seguem o padrão de todos os pacientes que operamos aqui na clínica".

Endoscopia já é realizada em até 30 dias

Outra boa notícia é que, neste mês de abril, foi zerada a fila de espera pelos exames de endoscopia, os quais já estão ocorrendo no prazo de até 30 dias após o pedido médico. Além de uma ata vigente com a clínica Endonette, o Município também passou a realizar em agosto do ano passado o exame no Complexo Hospitalar dos Estivadores. De janeiro de 2018 a fevereiro de 2019, foram realizadas quase três mil endoscopias, sendo 1.083 delas na Endonette e 1.848 no Estivadores.

De um total de 132 exames especializados previstos na rede municipal, 57 (43%) estão sendo feitos dentro do prazo de até 30 dias após o pedido médico - além da endoscopia, os exames de mamografia, ressonância magnética, colonoscopia hospitalar e diversos tipos de radiografia, entre outros, realizados em vários prestadores e clínicas contratadas.

Em breve, também será feito um contrato emergencial para a prestação do serviço de laringoscopia. A medida vai reduzir a espera pelo exame, que tem como referência o AME (governo estadual), mas que oferece poucas vagas por mês (20), número insuficiente para a demanda da rede municipal. A previsão é de que sejam realizados 166 exames por mês (quase dois mil por ano).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter