Cotidiano
O novo mês acabou de dar as boas vindas e muitas cidades brasileiras já sentirão os efeitos do fenômeno, incluindo São Paulo e o litoral do estado, segundo a Climatempo
Mulher observa a chuva na beira do mar em cidade do litoral / Reprodução/Pexels/Verstairse
Continua depois da publicidade
Fevereiro mal começou e um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que traz chuva persistente para diversas regiões do país, segundo informações da Climatempo. O fenômeno deve se configurar a partir da tarde deste domingo (1), organizando um corredor de umidade que atravessa o Brasil desde a região Norte até o Sudeste pelos próximos 3 dias.
No litoral paulista a tendência é a de que ocorram pancadas de chuva moderadas a fortes já a partir desta segunda, dia 2, normalmente entre às 13h e 19h, permanecendo a instabilidade pelo menos até a quarta, dia 4.
Continua depois da publicidade
Com a ZCAS mais ao sul, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul entram na rota principal das instabilidades. A previsão indica tempo fechado e chuva recorrente, que pode ocorrer tanto de forma persistente quanto em pancadas de forte intensidade. Além dessas áreas, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso continuam sob influência do sistema.
Uma das notícias positivas deste episódio é o possível impacto nos reservatórios paulistas. A orientação do corredor de umidade deve favorecer o sul de Minas Gerais, o que ajuda indiretamente no nível dos mananciais que abastecem o estado de São Paulo, atualmente em níveis críticos. Embora não resolva o problema hídrico, a chuva constante representa um fôlego importante para o sistema.
Continua depois da publicidade
Diferente de outros episódios, esta ZCAS deve ter uma duração mais curta, perdendo força já na quarta-feira (4). No entanto, o curto período não diminui a necessidade de atenção. Como o solo já se encontra úmido em muitas regiões, há risco elevado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta.
A meteorologia recomenda cautela durante os temporais, evitando áreas abertas e não se abrigando debaixo de árvores ou estruturas metálicas. Em caso de rajadas de vento e descargas elétricas, o ideal é retirar aparelhos eletrônicos da tomada e evitar o contato com redes de esgoto ou bueiros. Motoristas devem reduzir a velocidade e evitar atravessar vias alagadas durante os períodos de chuva intensa.