Cotidiano
O público poderá participar de oficinas, workshops, rodas de conversa, painéis, mercado criativo e atrações musicais na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café, no Centro Histórico
Um dos grandes destaques da edição é a parceria com o Senac Santos, que assina a curadoria de parte da programação educativa / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Festival Transformar chega ao seu último fim de semana em Santos com uma agenda intensa de atividades que unem cultura, sustentabilidade, inovação e economia criativa. De sexta (3) a domingo (5), o público poderá participar de oficinas, workshops, rodas de conversa, painéis, mercado criativo e atrações musicais na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café, no Centro Histórico.
Um dos grandes destaques da edição é a parceria com o Senac Santos, que assina a curadoria de parte da programação educativa, com foco em práticas sustentáveis, inovação e impacto social.
Continua depois da publicidade
Entre as atividades gratuitas estão o Painel Eventos Sustentáveis e a palestra “Produção Cultural – Como Transformar Sonhos em Projetos Socioculturais Sustentáveis e Inclusivos”, além de oficinas que conectam criatividade e consciência ambiental, como:
Pintura Natural
Continua depois da publicidade
Mini jardim em vidro
Mureta Criativa – Patrimônio em Miniatura
Toy Art
Continua depois da publicidade
Saquinhos aromáticos
Scrapbook e Encadernação Manual
Acessórios de bolsas
Continua depois da publicidade
Camisetas como Manifesto
O Museu do Café recebe ainda workshops especiais, incluindo o Café com Queijo, que aproxima tradição, gastronomia e experimentação.
As inscrições para as oficinas e palestras estão abertas no site do Senac Santos (link aqui).
Continua depois da publicidade
Durante todo o fim de semana, o público poderá circular pelo mercado autoral com mais de 70 expositores de moda, arte, design, fotografia, cosméticos naturais, vinhos e gastronomia. A área gastronômica tem curadoria especializada, com pratos que valorizam ingredientes regionais e drinks autorais preparados por chefs e bartenders da cena local.
A música também faz parte do festival, com discotecagens de DJs locais que transitam entre a memória afetiva e a vanguarda eletrônica, criando o clima ideal para encontros e descobertas no coração do Centro Histórico.
Mais do que um festival cultural, o Transformar reforça seu compromisso com o impacto socioambiental. Nesta edição, o evento recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), garantindo a compensação de emissões por meio do plantio de árvores nativas da Serra do Mar.
Continua depois da publicidade
O Instituto Supereco, com o projeto Tecendo as Águas, também participa com oficinas educativas sobre consumo consciente, descarte correto e valorização dos recursos naturais.
O Transformar acontece em diálogo com outras ações que movimentaram Santos no mesmo período, como a Primavera Criativa e a feira Feito em Santos, na Praça Mauá, além do Mercado Coffee, realizado no Museu do Café.
O Festival Transformar é uma realização da Re-Set.br, com apoio educacional do Senac Santos, apoio institucional da Prefeitura de Santos e parceiros culturais. A proposta é integrar cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma programação diversa, que transforma o Centro Histórico em palco de inovação e identidade local.
Continua depois da publicidade