Cotidiano

Festival Santos Café invade Centro Histórico a partir desta sexta; são 70 atrações até domingo

O pontapé inicial será às 18h, em cerimônia no Salão do Pregão do Museu do Café, com degustação da bebida e apresentação musical do duo Patricia Diegues e Maurício Martins

Da Reportagem

Publicado em 08/07/2022 às 10:01

Compartilhe:

Festival Santos Café invade Centro Histórico a partir desta sexta / Foto: Raimundo Rosa/ Prefeitura de Santos

Coffee lovers, acabou a espera! A partir desta sexta-feira (8), o Festival Santos Café vai invadir o Centro Histórico com 70 atrações para todas as idades e gostos, sobretudo, claro, para quem ama aquele cafezinho delicioso.

O pontapé inicial será às 18h, em cerimônia no Salão do Pregão do Museu do Café  (Rua XV de Novembro, 95) com degustação da bebida e apresentação musical do duo Patricia Diegues e Maurício Martins. Até 21h, será realizada visita noturna no equipamento,  referência por contar a trajetória do grão no Brasil e no mundo.

OITO PONTOS

No sábado (9) e domingo (10), o festival se espalha para outros sete pontos no Centro Histórico. O Espaço Degustação estará na Seven Doors (Rua Visconde de Vergueiro, 2, Valongo) oferecendo 85 mil copinhos de 12 grãos diferentes para o público experimentar (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-em-santos-tera-85-mil-copos-de-cafe-para-degustacao-vindo-de-todo-o-pais).

No local, também ocorrerão oficinas de coquetéis com café (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-em-santos-ensinara-a-preparar-doces-salgados-e-drinks-com-cafe-inscricoes-gratis), visitas monitoradas à torrefadora do Rei do Café (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-cafe-evento-oferece-passeios-monitorados-a-pontos-historicos-e-torrefadora), e apresentações musicais de Lucas Degasperi; Gê Fernandes e Guto Borelli; Maricene Espíndola & Plinio Ganev; Gabriel Romão e Eu, Tu & Ela.

VALONGO

Ainda na região do Valongo, o Largo Marquês de Monte Alegre é o ponto de partida para passeios históricos: a linha turística do bonde estará circulando com degustação de café, tem visita monitorada aos carros ferroviários armazenados na garagem do bonde e a saída do passeio guiado Rota do Café (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-cafe-evento-oferece-passeios-monitorados-a-pontos-historicos-e-torrefadora).

Além disso, o público poderá fazer compras e provar de gastronomia variada com as feiras de economia criativa Afrotu e Feito em Santos Valongo (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-santos-cafe-tera-tres-feiras-de-economia-criativa-com-dezenas-de-opcoes-de-artesanato-e-gastronomia).

Outra opção de feira de economia criativa estará disponível ao público na Casa da Frontaria Azulejada, local que também receberá apresentações do projeto Fábrica da Dança (ballet e dança do ventre) e Escola Livre de Dança.

RETRÔ

O clima retrô do evento ficará por conta do Espaço Doca Antiguidades (Rua Tuyuti, 26): exposições da Caravana Kombis Home e de objetos de época, além de ambiente temático para que o público tire fotos. A música ficará por conta do violino elétrico de Lyarah Live e o piano de Sandra Regine Henriques.

INFORMAÇÃO

Para quem quiser aprender mais sobre a bebida e seu mercado, o Museu do Café vai realizar palestras (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-em-santos-ensinara-a-preparar-doces-salgados-e-drinks-com-cafe-inscricoes-gratis) e terá um barista dando dicas na entrada. Também oferecerá visitação noturna, atividades educativas para crianças (espaço Café com Leite) e muita música com O Bando (café com música na varanda). Logo em frente, no bulevar da Rua XV, tem chorinho com Quarteto Tétrade e Caros Amigos e samba com o Ouro Verde.

Durante todo o evento, o grupo Jazz Walkers e os mascotes Barãozinho, Cabeça de Papel, Baleinha e Baleião estarão percorrendo os oito locais com música e animação para os santistas e turistas.

Espaço para pets, atrações infantis e muita música na Praça Mauá. Quem estiver com seu animalzinho de estimação não pode perder a atração da Praça Mauá, o Espaço Recreação Pet, com rampa, túnel, cones e bolinhas (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/pets-tambem-terao-espacos-para-se-divertir-no-festival-santos-cafe).

A praça ainda será o ponto de chegada do Pedal Retrô, passeio ciclístico com bicicletas e figurinos antigos (saída da Av. Saldanha da Gama, 198). Enquanto isso, as crianças vão se divertir com contação de histórias de Camila Genaro e Claudia Torres, distribuição de livros e gibis do Leia Santos e os Marionetes Guarujá. 

Já a música ficará por conta dos alunos da Fábrica Cultural (violão, guitarra e violino); Companhia Ruatrês; Groovin Duo; Rock Ritz; Monna e Quizumba Latina e Versus Murphy.

No Paço Municipal, tem oficinas gastronômicas de delícias com café (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festival-em-santos-ensinara-a-preparar-doces-salgados-e-drinks-com-cafe-inscricoes-gratis) e visita monitorada ao prédio e a exposição sobre José Bonifácio (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-cafe-evento-oferece-passeios-monitorados-a-pontos-historicos-e-torrefadora), ambos com inscrições já encerradas (a mostra pode ser visitada das 10h às 17h).

Confira todos os dias e horários na programação completa em https://twww.turismosantos.com.br/?q=pt-br/festivalsantoscafe.

INTERDIÇÕES NO CENTRO

Em virtude da realização do Festival Santos Café, duas áreas no Centro terão interdições no final de semana. Na Rua Gonçalves Dias, entre a Rua Visconde de Vergueiro e a Avenida Visconde de São Leopoldo, o bloqueio será das 5h de sábado (9) até as 22h de domingo (10). A rota alternativa para veículos será a Rua Senador Cristiano Otoni.

O outro trecho onde ocorrerá bloqueio será a Rua Frei Gaspar, entre a Rua Tuiuti e a Rua XV de Novembro, no período das 5h do sábado até as 20h do domingo. A opção para o trânsito será pelas ruas Riachuelo e Tuiuti.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Homem é preso com drogas e arma em adega em Itanhaém

Ocorrência aconteceu na madrugada de terça-feira (23)

Cotidiano

A estrada é só sua! Sistema Anchieta-Imigrantes tem normalidade

Tempo é considerado encoberto e a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter