Entre os convidados estava o ator e dublador Nizo Neto, que falou sobre o Universo da Dublagem ao público / Gabriel Fernandes/DL
Continua depois da publicidade
Ao caminhar pelo Centro Histórico de Santos nesta sexta-feira, 21, pôde-se notar a presença de diversas pessoas com cosplays de personagens como Rambo e Reed Richards, assim como pessoas com camisas com desenhos de super-heróis.
É neste clima que o sétimo Festival Geek de Santos segue acontecendo, mais uma vez, de forma gratuita e com atrações que envolvem shows, bate-papos com nomes da dublagem nacional, atores internacionais como Vincent Martella, de “Todo Mundo Odeia o Chris”, e Walter Jones, da série “Power Rangers”.
Continua depois da publicidade
Conhecido por dar voz a icônicos personagens como Daniel LaRusso (Ralph Macchio) na série “Cobra Kai” e Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado”, o ator e dublador Nizo Neto participou do evento.
Como convidado de um painel nesta sexta-feira, 21, ele comentou, em entrevista ao Diário do Litoral, como foi fazer parte de um dos maiores fenômenos da dublagem brasileira: “As Branquelas”.
Continua depois da publicidade
“A direção do Jorge Vasconcelos, que deixou a gente super à vontade”, recorda.
O longa, exibido nos cinemas brasileiros em 2004, só foi lançado na versão dublada em mídia física no ano seguinte. Durante o processo de dublagem, muitas frases icônicas ditas pelos dubladores, como Duda Ribeiro, Márcio Simões e Mauro Ramos, começaram a surgir de forma improvisada. Mas, é claro, tudo dentro do possível.
“Existem algumas limitações e até critérios do cliente, até mesmo o próprio sincronismo. A gente aproveitou para se divertir mais um pouco”, comentou Neto.
Continua depois da publicidade
“A gente contribuiu muito para criar a versão brasileira do filme”, completou.
Além de realizar um painel no Festival Geek, Neto também atendeu ao público que estava presente em um Meet & Greet. Entre as pessoas que aguardavam para tirar foto com ele estava Bruno Araújo dos Santos.
“O aspecto aqui é muito bom. Agora estou aqui na fila para tirar uma foto com o Nizo Neto, que dubla ‘Caverna do Dragão’ e ‘Cobra Kai’. Espero que assim continue nos próximos dias também.”
Continua depois da publicidade
Assim como Bruno, Daniel Lopes também estava animado com o Festival Geek e usava o cosplay de um dos personagens de que mais gosta: John Rambo.
“Montei essa fantasia pela primeira vez ao vir para uma festa. Eu melhorei e agora ela está aí hoje”, recorda.
“O Rambo é da nossa infância. O Rambo é nosso herói e nunca vai deixar de ser”, mencionou.
Continua depois da publicidade
O Festival Geek de Santos também contou com diversos expositores e mesas de RPG, como é o caso da “Contos Lúdicos”, fundada pelo casal Sarah Bevevino e Álvaro Ramos na primeira edição do evento.
“Sou uma menina apaixonada pelo universo geek no geral, nos jogos, mas também nos filmes e seriados. A amplitude que o Festival Geek nos forneceu junto da curadoria, de trazer o nosso coletivo para cá”, recorda Sarah.
“A gente sempre teve esse movimento de trazer as pessoas para jogar RPG, pois é um jogo coletivo em essência, então ele é uma forma de se juntar e passar um tempo longe do celular, da visão digital, e ter uma interação mais próxima”, comenta Álvaro.
Continua depois da publicidade
“Fizemos o nome, o logo e colocamos uma equipe que realmente entende nossas missões e propostas”, declarou Sarah.
Além deles, uma das mesas que faziam parte do evento era a da “Nozes Game Studio”, onde os expositores Jonas Picholaro e Elisângela Cristina Corrêa estavam comercializando livros e jogos com a temática de RPG.
“Essa é a primeira vez que estamos aqui e fomos convidados por um amigo. Na quinta-feira nós viemos e nos surpreendemos com o volume do público”, comentou Jonas.
Continua depois da publicidade
“O evento começou e estava mais devagar, mas, de repente, foi aumentando, aumentando. No final da tarde, a gente não conseguia nem andar direito”, explica.
Para sábado (22) e domingo (23), Jonas prevê que a movimentação seja maior ainda. “A expectativa é que até domingo, se continuar nessa crescente, tenha tudo para ser um sucesso.”
Com atividades simultâneas previstas para acontecer em espaços como Arcos do Valongo, Frontaria Azulejada, Planetário, Espaço Games e a área externa do Museu Pelé, o evento ainda contará com shows das bandas CPM 22, Black Pantera, Adriana Calcanhotto e Beatles Para Crianças.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa neste link, lembrando que ela pode sofrer alterações sem aviso prévio