Festival gastronômico Sabor de SP tem inscrições até o próximo dia 2

Podem participar quituteiros das nove cidades da Baixada Santista e ainda da região de Registro

Comentar
Compartilhar
20 ABR 2018Por Da Reportagem17h17
As receitas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadoraFoto: Divulgação/PMS

Atenção chefs e cozinheiros, profissionais e amadores, mesmo que só de final de semana: se você tem uma receita saborosa e especial, inclusive de família, que utilize ingredientes típicos da região, o Festival Sabor de São Paulo é sob medida para o seu talento. Basta se inscrever, até o próximo dia 2, no site  www.sabordesaopaulo.com.br para participar da terceira etapa do evento gastronômico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizado pelo projeto Mundo Mesa e apoio educacional do Senac São Paulo.

Podem participar quituteiros das nove cidades da Baixada Santista (de Bertioga a Peruíbe) e ainda da região de Registro, que compreende os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

A competição, já realizada em Taubaté e Presidente Prudente, envolverá ainda cidades das macrorregiões de São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Franca, Sorocaba e São Carlos.

Degustação

As receitas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que selecionará as 10 mais relevantes – elas serão anunciadas no próximo dia 4. O júri e o público degustarão os pratos em evento marcado para o próximo dia 9, no Senac (Av. Conselheiro Nébias, 309, Vila Mathias). Os convites, a R$ 10,00, estarão à venda no Senac, a partir das 14h – na cartela, além dos tíquetes para degustação, constará uma cédula para votação das três receitas preferidas.

A programação do dia 9 começa às 15h, com workshop sobre Sabores da Culinária Caipira, Serrana e Caiçara, a cargo de Paulo Shin. Formado em gastronomia pelo Centro Universitário Senac-Santo Amaro, ele atuou em vários restaurantes estrelados da capital, trabalhou por um ano e meio em Nova York e, desde 2016, comanda as panelas do Restaurante Komah.

Na sequência, haverá a degustação e os três pratos vencedores serão anunciados no início da noite. Eles poderão participar da 10ª e última etapa do festival gastronômico, marcada para novembro, na capital. A final não terá caráter de concurso, mas sim de exposição e venda dos pratos vencedores.

Balanço

Realizado de 2013 a 2015, o Festival Sabor São Paulo envolveu 360 estabelecimentos de diversas regiões do Estado e mais de 100 mil pessoas. Cada evento, que sempre contou com finalistas de Santos, foi encerrado com a edição do Guia Gastronômico do Estado.  

O nhoque de banana da terra ao pesto de rúcula e meca saltimbocca, do Restaurante Lion, foi o único prato santista a passar para a finalíssima de 2013 do Festival Sabor de SP. No ano seguinte, foi a vez da costelinha de porco na jabuticaba, criada pelo Restaurante Almoço, por André Ahn, e a meca com molho de agrião e risoto de aspargos, do Oca Restaurante.

Em 2015, a receita de escondidinho caiçara, do Estação Bistrô Restaurante-escola, da Setur, foi a escolhida e passou a integrar o cardápio. O festival gastronômico não foi realizado nos últimos dois anos.