Cotidiano

Festival de Capoeira começa nesta sexta em Santos; veja programação

O evento será realizado em diversos pontos da cidade

Da Reportagem

Publicado em 18/06/2024 às 15:15

Comentar:

Compartilhe:

No domingo (23), será ministrada uma aula adaptada de capoeira pelo mestre Márcio, no espaço junto à Praia Acessível, canal 3 / Arquivo/ Raimundo Rosa/ PMS

O Festival de Capoeira de Santos, que será realizado em diversos pontos da cidade, começa nesta sexta-feira (21) e vai até segunda-feira (24).  A abertura está marcada para as 18h30 de sexta-feira, com o tema ‘Ancestralidade afrodescendente e seu legado cultural’ no auditório do Museu Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo.

O mestre Márcio Rodrigues dos Santos mediará, o tema será abordado por Mary Francisco Careno, do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial; Ivo Evangelista, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica; Roberto Teles de Oliveira, o mestre Sombra, da Associação de Capoeira Senzala; vice-prefeita Renata Bravo, vereador Paulo Miyashiro e Bartolomeu Pereira de Souza, o Bartô.

Também estão programadas apresentações culturais do Coletivo Ojuba Maracatu, às 20h15, e Roda de Capoeira para Todos, às 20h30.

No sábado (22), a programação começa às 9h com roteiro de afroturismo ‘Caminhada Chaguinhas, Herói da Brasilidade’. O encontro será na subida do Monte Serrat. Às 13h45, no Museu Pelé, serão realizadas atividades teóricas e práticas com os mestres Carneirinho, Leonardo, Nando e Chininha.

No domingo (23), será ministrada uma aula adaptada de capoeira pelo mestre Márcio, no espaço junto à Praia Acessível, canal 3, Praia do Gonzaga, a partir das 15h. Já às 16h, mestre Parada comanda a Roda no Feito em Santos, no Aquário Municipal, na Ponta da Praia.

‘Capoeira em toda Santos’ é o tema do festival de segunda-feira (24), com apresentações na UME Ricardo Sampaio, no Caruara, a cargo do mestre Márcio, às 7h30. Às 10h, a apresentação será na UME Cyro de Athayde Carneiro, no Morro da Nova Cintra.

Ainda no dia 24, a Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova) realizará uma sessão solene, às 15h, em comemoração à Semana Francisco José das Chagas, Chaguinhas. 

A edição deste ano é realizada em parceria com a 1ª Semana Chaguinhas. O cabo Francisco José das Chagas, mais conhecido como Chaguinhas, foi protagonista de um movimento que eclodiu nas fileiras do Primeiro Comando dos Caçadores da então Vila de Santos.

Às 16h30, está programada apresentação do mestre Márcio na Abase, na Rua Luiz de Camões, 62, Vila Mathias; às 19h, apresentações culturais no Teatro Rosinha Mastrangelo, na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, onde será feito um tributo a Chaguinhas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter