Cotidiano

Festival das Cerejeiras transforma cidade do interior de SP em palco da cultura japonesa

Com entrada gratuita, evento acontece em julho e une natureza, arte, gastronomia e tradições nipônicas no interior paulista

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 22/04/2025 às 10:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Parque Bunkyo Kokushikan se transformará em um verdadeiro jardim japonês com mais de mil cerejeiras floridas / Divulgação

Continua depois da publicidade

Entre cores delicadas e tradições milenares, São Roque, no interior de São Paulo, será cenário do 28º Festival das Cerejeiras, prometendo uma imersão inesquecível na cultura japonesa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Gratuito e repleto de atrações, o evento acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho, no Parque Bunkyo Kokushikan, das 10h às 17h.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém celebra aniversário com festival inédito de paramotor

• Ilhabela celebra sabores com 2ª edição do festival 'Folha Sabores da Praia'

• Lembra do Need For Speed? Festival de carros tunados chega ao litoral de SP

Cerca de 60 km da capital, o espaço se transformará em um verdadeiro jardim japonês com mais de mil cerejeiras floridas, além de atividades para todas as idades — de workshops culturais a apresentações artísticas e gastronomia típica.

Quem visitar poderá passear sob as árvores, sentar-se na grama e registrar momentos em meio às flores. Um convite à contemplação, perfeito também para crianças que desejam conhecer um universo diferente.

Continua depois da publicidade

É sempre bom lembrar que São Roque, além de ser embelezada com tantas cerejeiras, também é conhecida por abrigar as melhores vinícolas de São Paulo. A cidade é uma das mais visitadas da Rota do Vinho, que reúne 66 vinícolas espalhadas pelo interior paulista.

O que vai rolar no Festival das Cerejeiras?

A programação inclui oficinas de origami, caligrafia japonesa, danças folclóricas e tambores taikô. Também haverá um espaço agrícola, exposições sobre natureza, cerimônia do chá e feira de artesanato. Para os motoristas, o estacionamento no local custa R$ 50 por veículo.

E, claro, a culinária é destaque: pratos como tempurá, yakisoba e doces típicos estarão à venda, completando a vivência nipônica.

Continua depois da publicidade

Sobre as cerejeiras

Com a chegada do inverno e o fim do verão, começa a florada das cerejeiras. No Japão, esse espetáculo ocorre na primavera e inspira o hanami — tradição de admirar as flores.

A sakura, símbolo da beleza efêmera da vida, tem profundo valor cultural, embora o crisântemo seja a flor nacional do país.

São mais de 100 variedades de cerejeiras, como a kanzan, com até 50 pétalas, e a ukon, de tom amarelado.

Continua depois da publicidade

A floração dura poucos dias, o que torna o espetáculo ainda mais especial. Para os japoneses, essa breve existência representa esperança, beleza e o eterno ciclo da vida.

Em São Roque, essa tradição floresce em solo brasileiro, convidando todos a celebrar o instante.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software