Cotidiano

Festival da Sardinha de Ilhabela (SP) tem nova data

Festival da Sardinha de Ilhabela será no feriado de Corpus Christi, com música, culinária caiçara e celebração da cultura pesqueira local.

Giovana Vicente

Publicado em 27/05/2025 às 13:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A sardinha, peixe símbolo da pesca artesanal da região, será a protagonista do cardápio / Credito: Pixabay

Continua depois da publicidade

A 13ª edição do tradicional Festival da Sardinha, em Ilhabela, foi adiada e agora acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho, aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento será realizado na Praia de Santa Tereza, no Centro Municipal de Apoio ao Pescador, e promete oferecer ao público uma verdadeira imersão na cultura caiçara, com muita música e gastronomia, além do acolhimento característico da cidade. 

Continua depois da publicidade

Antes mesmo da nova data, o Mercado do Peixe, no bairro do Perequê, já promoveu uma programação especial no último fim de semana, antecipando o clima festivo com petiscos de sardinha e venda de pescado fresco nos boxes do local. 

De acordo com o prefeito Toninho Colucci, o festival é uma das expressões mais genuínas da cultura local. “Valorizamos nossos pescadores, nossa gastronomia e oferecemos ao público uma experiência que une tradição, sabor e identidade, além de fortalecer a economia da nossa cidade”, afirmou. 

Continua depois da publicidade

A sardinha, peixe símbolo da pesca artesanal da região, será a protagonista do cardápio, que inclui pratos como sardinha na brasa, porções fritas e escabeche, todos preparados por pescadores e cozinheiros locais, preservando a tradição culinária caiçara. 

O Festival da Sardinha é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e tem como missão fortalecer a economia, valorizar a cultura tradicional e enaltecer os saberes e sabores da comunidade pesqueira. 

Para o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, o evento é muito mais do que uma festa. “Essa é uma celebração feita pelo povo e para o povo. A sardinha representa nossa culinária tradicional e o trabalho de muitas famílias que vivem da pesca artesanal. A cada ano, buscamos valorizar ainda mais essa cultura”, finalizou. 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software