X

Cotidiano

Festejos Juninos valorizam identidade histórica de Santa Cruz dos Navegantes

A banda de reggae “Macaco Prego” comandou a festa na noite de domingo (22)

Publicado em 23/06/2014 às 15:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma das mais antigas comunidades de Guarujá, Santa Cruz dos Navegantes, tem sua identidade resgatada, preservada e valorizada com a realização dos Festejos Juninos da Prefeitura de Guarujá. Para o evento, que acontece na Praça de Esportes do bairro e segue até 6 de julho, a Secretaria Municipal definiu o local como o Polo Tradições Históricas, por conta da presença da Fortaleza da Barra Grande no local, que foi construída em 1584 e completou 430 anos de história neste ano.

Na noite do último domingo (22), a banda de reggae “Macaco Prego” foi a principal atração dos Festejos Juninos em Santa Cruz dos Navegantes. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de mil pessoas acompanhavam a atração. O vocalista Ninno disse que a banda tem se apresentado em todo o litoral. “Somos de Praia Grande e esta temporada de shows traz músicas do nosso sétimo CD. Estamos nos preparando para entrar no estúdio e gravar o oitavo. No ano que vem será o lançamento, na linha do reggae roots, que é o reggae de praia”, explicou o músico.

A tradição caiçara do bairro também marca presença na culinária oferecida na quermesse. Este ano o diferencial é a tainha na telha, servida na barraca da Associação de Pescadores de Santa Cruz dos Navegantes. O casal Paulo Sérgio Rodrigues Martins Graça e Marlene Franco de Lima integra o grupo que está formando a associação. “A festa está ótima e este ano tem até mais barracas. Aqui a tainha é bem servida e temos o objetivo de levantar recursos para a associação. Queremos ter uma estrutura própria para que os pescadores daqui não precisem ir para outras colônias tirar sua documentação. Eles poderão fazer os trâmites legais aqui mesmo”, disse Paulo Sérgio.

Entre as 28 barracas que formam a quermesse, uma das mais tradicionais é a da Dona Jucidete de Souza. “A festa está melhor do que ano passado. O público está mais tranquilo e minha barraca ficou num ponto legal. Para quem não conhece aqui, digo que vale a pena, porque tem muitas pessoas boas”, argumentou.

Fortaleza da Barra – A Fortaleza da Barra Grande está sob a responsabilidade de Guarujá desde agosto de 2012. Após o consenso entre membros do Instituto Histórico do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), da Unisantos e da Prefeitura, a Fortaleza passou para os cuidados de Guarujá. O monumento esteve sob a supervisão da Universidade Católica de Santos por 20 anos. Após o processo de transferência, a Prefeitura fez limpeza e reformas no local e tem realizado uma série de ações para que a comunidade possa utilizar o local como ponto de referência e para atrair turistas ao patrimônio histórico de Santa Cruz dos Navegantes.

____________________________________________________________

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter