Cotidiano
O evento acontece sempre às sextas, sábados e domingos, das 18h às 23h, reunindo cultura, gastronomia e música em um dos maiores festivais do litoral paulista
Com 20 anos de história, a expectativa é de que o Festão atraia mais de 10 mil visitantes por fim de semana / DIvulgação/PMM
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Mongaguá finaliza os preparativos para o segundo fim de semana da 20ª edição do Festão na Praia: Festival de Inverno do Empreendedor, que retorna nesta sexta-feira (18) à Praça de Eventos Dudu Samba, no Centro.
O evento acontece sempre às sextas, sábados e domingos, das 18h às 23h, reunindo cultura, gastronomia e música em um dos maiores festivais do litoral paulista.
Continua depois da publicidade
A nova etapa do Festão contará com apresentações de grupos culturais locais, como a Escola Higor Franklin, a Bateria do Conviver, a oficina de dança de rua Action Break Studio e as tradicionais Quadrilhas Juninas da Tia Tania e do Conviver. Os shows principais da semana ficam por conta do Trio Subindo a Serra e Junino Domingues.
Com 20 anos de história, a expectativa é de que o Festão atraia mais de 10 mil visitantes por fim de semana, com uma programação voltada a públicos de todas as idades.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o festival incorpora o Festival de Inverno do Empreendedor, uma realização do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A edição de 2025 não gerou custos para os cofres públicos municipais, os recursos vieram dos governos federal e estadual.
A abertura do evento ocorreu na última sexta-feira (11), com a cerimônia de posse da prefeita Cristina Wiazowski e do vice-prefeito Júlio Cezar Santos, diante de um público numeroso e autoridades da Baixada Santista. A noite contou com apresentações da Fanfarra Municipal, quadrilhas juninas do Conviver e ‘Tio Andy’, além de shows com Banda Mangará, Suzi di Paula e Carlos Fernandes. A animação ficou por conta do Palhaço Espoleta e DJs ao longo dos dias.
Continua depois da publicidade
Também se apresentaram o grupo Magia Cigana, a Bateria da Felizidade, o grupo Sedução de Carimbó, as Oficinas Culturais e a Escola de Ballet Sergio Tamagnini.
Além de movimentar a cultura e o comércio local, o Festão na Praia 2025 também teve forte impacto social. Por meio de doações do público e das inscrições de comerciantes, o evento arrecadou R$ 100 mil para o Fundo Social de Mongaguá, além de 40 cestas básicas, 40 pacotes de fraldas e mais de 200 peças de roupas, entre agasalhos, calçados e acessórios femininos, masculinos e infantis.
A primeira parte do festival segue até 3 de agosto, com entrada gratuita e uma programação diversificada que reforça o papel do evento como um dos mais tradicionais e participativos da região.
Continua depois da publicidade