Festa de Nossa Senhora de Fátima começa nesta sexta-feira (1º)

A festividade acontece o mês inteiro, em todos os fins de semana na Praça da Matriz

Comentar
Compartilhar
30 ABR 201514h27

Nesta sexta-feira (1º) tem início a “Festa de Nossa Senhora de Fátima”, ao lado da Igreja Matriz, na Praça Matriz (Avenida Puglisi, s/nº - Centro), a partir das 18 horas. A igreja que leva o nome da Santa, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Amaro está organizando o evento, que segue durante todos os fins de semana de maio, até o dia 31.

São cinco finais de semana com quermesse das 18 horas à meia noite. Além de comemorar o dia da Santa, celebrado em 13 de maio, a Festa tem o objetivo de angariar fundos para manutenção da Paróquia.

No dia 31, último dia de festa, haverá a procissão motorizada, com saída às 9 horas de frente a igreja pelas ruas do Centro. E na noite de encerramento, às 18 horas, acontece a procissão luminosa, das velas fiéis, começando pela Avenida Puglisi, em frente à Paróquia, rumo às Ruas Mário Ribeiro, Petrópolis, Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e por fim retornado a Puglisi.

Aparições – Foi no dia 13 de maio de 1917 que três humildes pastores, filhos de famílias pobres, tiveram a primeira visão de Nossa Senhora de Fátima. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos, respectivamente, brincavam enquanto as ovelhas pastavam. Então, ao meio-dia, rezaram o terço, à moda deles. Ao voltar para as brincadeiras, depararam com a Virgem Maria pairando acima de uma árvore não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem Nossa Senhora conversando com Lúcia. Ela pedia que os pequenos rezassem o terço inteirinho e que retornassem àquele mesmo local todo dia 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O local da visão foi na Cidade de Fátima em Portugal.