O dia segue com debates sobre equidade racial e interseccionalidade na ação climática / Bruno Peres/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (20), o Dia Nacional da Consciência Negra, a COP30 reforça o compromisso global com a ação climática inclusiva, com foco em agricultura, sistemas alimentares, pesca e agricultura familiar, mulheres, gênero, afrodescendentes e turismo sustentável. O evento também celebra a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil.
O tema do dia, “De Compromissos a Resultados: Acelerando a Ação”, trouxe à pauta os avanços da Agenda de Ação e do Mutirão Global, demonstrando como colaboração, liderança inclusiva e abordagens interseccionais têm transformado ambições em resultados concretos.
Continua depois da publicidade
O dia promove ainda o diálogo entre soluções climáticas e reforçou a importância de uma transição justa para um futuro resiliente, equitativo e sustentável.
Leia também, COP30 dedica o 10º dia à agricultura resiliente e ao protagonismo feminino
Continua depois da publicidade
10h00 às 12h00 – Ação climática centrada nas pessoas: mulheres e meninas afrodescendentes
O evento destacará como as mudanças climáticas afetam de forma desproporcional mulheres e meninas afrodescendentes, reconhecendo seu protagonismo na ação climática. A sessão reforçou a importância da solidariedade entre mulheres afrodescendentes, indígenas e de comunidades locais para avançar na justiça climática.
11h00 às 13h30 – Diálogos para soluções climáticas com perspectiva racial
Continua depois da publicidade
Workshop conduzido pelos Enviados Especiais da COP30 discutiu equidade étnico-racial e interseccionalidade na ação climática. A atividade integra conhecimentos ancestrais e comunitários, fortalecendo a resposta a desastres e alinhando recomendações globais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda de Ação da COP30.
12h30 às 14h00 – Mutirão Global: um legado duradouro
Lideranças, jovens, povos indígenas, cientistas e representantes da sociedade civil mostram como iniciativas comunitárias estão regenerando ecossistemas e fortalecendo a adaptação climática, evidenciando o impacto positivo de ações locais no contexto global.
Continua depois da publicidade
14h30 às 16h00 – Povos indígenas e comunidades locais no centro da ação climática global
O evento ressaltará a importância de incluir povos indígenas e comunidades locais na governança climática, reconhecendo seu papel em mecanismos de justiça compensatória, adaptação e financiamento internacional.
Continua depois da publicidade