Cotidiano
Tempestade traz rara "nuvem prateleira" ao litoral de SP; veja o vídeo do fenômeno e o alerta da Defesa Civil para o fim de semana
A primeira chuva do ano que atingiu o litoral de São Paulo / Leitor/DL
Continua depois da publicidade
A primeira chuva do ano que atingiu o litoral paulista começou pelo sul do estado. Em Ilha Comprida, a professora Cátia Regina registrou em fotos e vídeos o fenômeno que marcou a primeira tempestade de 2026 na região, nesta quinta-feira (01/01), acompanhada de raios e chuva forte.
De acordo com especialistas, a imagem retrata uma shelf cloud. Traduzido do inglês para o português como “nuvem prateleira”, o fenômeno é caracterizado por uma extensa formação em forma de onda, que geralmente antecede tempestades e pode provocar fortes rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de nuvem se forma quando há temperatura elevada próxima ao solo, que encontra uma camada de ar mais frio. A formação também é favorecida por ventos intensos que atuam nas camadas mais baixas da atmosfera. O fenômeno impressionante também foi registrado em Peruíbe.
O fenômeno é considerado pouco comum a raro, embora não seja a nuvem mais rara que existe. Sua visibilidade depende de condições atmosféricas específicas, geralmente associadas a tempestades severas e frentes frias.
Continua depois da publicidade
O litoral de São Paulo deve permanecer com tempo instável nos próximos dias, com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A possibilidade de chuvas fortes e temporais é elevada devido à passagem de frentes frias e à umidade vinda da Amazônia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente neste começo de ano, segundo alerta da Defesa Civil.
Nesta sexta-feira (02/01), a previsão indica chuva no período da tarde. As precipitações devem se intensificar a partir de domingo (04/01) e seguir, pelo menos, até terça-feira (06/01).
A recomendação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e dos institutos de meteorologia. Em caso de chuvas fortes, é importante redobrar os cuidados com alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, evitar áreas de risco e procurar abrigo durante tempestades com raios.
Continua depois da publicidade