Cotidiano

Fenômeno raro cria 'subida para o céu' e marca a 1ª chuva de 2026 no litoral de SP

Tempestade traz rara "nuvem prateleira" ao litoral de SP; veja o vídeo do fenômeno e o alerta da Defesa Civil para o fim de semana

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 02/01/2026 às 19:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A primeira chuva do ano que atingiu o litoral de São Paulo / Leitor/DL

Continua depois da publicidade

A primeira chuva do ano que atingiu o litoral paulista começou pelo sul do estado. Em Ilha Comprida, a professora Cátia Regina registrou em fotos e vídeos o fenômeno que marcou a primeira tempestade de 2026 na região, nesta quinta-feira (01/01), acompanhada de raios e chuva forte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com especialistas, a imagem retrata uma shelf cloud. Traduzido do inglês para o português como “nuvem prateleira”, o fenômeno é caracterizado por uma extensa formação em forma de onda, que geralmente antecede tempestades e pode provocar fortes rajadas de vento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Peruíbe realiza queima de fogos com 12 minutos de duração; veja como foi

• Peruíbe terá shows gratuitos e queima de fogos sem estampido no Réveillon

Esse tipo de nuvem se forma quando há temperatura elevada próxima ao solo, que encontra uma camada de ar mais frio. A formação também é favorecida por ventos intensos que atuam nas camadas mais baixas da atmosfera. O fenômeno impressionante também foi registrado em Peruíbe.

O fenômeno é considerado pouco comum a raro, embora não seja a nuvem mais rara que existe. Sua visibilidade depende de condições atmosféricas específicas, geralmente associadas a tempestades severas e frentes frias.

Continua depois da publicidade

Confira as imagens

Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL
Leitor/DL

Previsão do tempo

O litoral de São Paulo deve permanecer com tempo instável nos próximos dias, com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A possibilidade de chuvas fortes e temporais é elevada devido à passagem de frentes frias e à umidade vinda da Amazônia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente neste começo de ano, segundo alerta da Defesa Civil.

Nesta sexta-feira (02/01), a previsão indica chuva no período da tarde. As precipitações devem se intensificar a partir de domingo (04/01) e seguir, pelo menos, até terça-feira (06/01).

A recomendação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e dos institutos de meteorologia. Em caso de chuvas fortes, é importante redobrar os cuidados com alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, evitar áreas de risco e procurar abrigo durante tempestades com raios.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software