Fenômeno Maré Vermelha preocupa Governo de SP que já inicia análises no litoral

Comunicado foi dado após a sinalização da Maré vermelha no litoral de Santa Catarina e do Paraná

Já foram coletadas amostras em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba

Já foram coletadas amostras em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba | Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo está preocupado com a possibilidade da Maré Vermelha atingir as cidades costeiras do litoral e informou que está intensificando a vigilância para detectar a ocorrência no estado, após a sinalização da contaminação em Santa Catarina e agora no Paraná.

Continua após a publicidade

Entre as ações, estão as coletas de águas ao longo do litoral que serão enviadas para análises, a fim de identificar possíveis agravos à saúde pública. O fenômeno já fez uma cidade entrar em alerta.

Já foram coletadas amostras em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, no dia 30/07, e de Cananéia, na última segunda-feira (5). Paras as três cidades do Litoral Norte, não foram encontradas ainda microalgas em quantidades que possam trazer riscos para a saúde humana, enquanto o resultado da outra cidade ainda não foi revelado.

Continua após a publicidade

De acordo com uma nota divulgada, as coletas vão acontecer em todas as cidades do litoral na semana do dia 12, quando serão analisadas também partes comestíveis de animais.

A ação parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento , através da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em atuação conjunta com as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, que informou que enviará os resultados às autoridades competentes, à cadeia produtiva e divulgará para o público em geral, que poderá consultar a situação atualizada nos mapas disponíveis no site: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/.