Segundo o conhecimento popular, que encontra respaldo científico, o fenômeno costuma indicar chuva nos dias seguintes / Guigo/Reprodução
Continua depois da publicidade
Uma cena incomum foi registrada no céu de Peruíbe nesta quinta-feira (15/01), na Praia do Arpoador. As condições atmosféricas favoreceram a formação de um halo solar, fenômeno óptico que ocorre entre 12 e 17 quilômetros de altitude e é causado pela refração da luz solar em cristais de gelo presentes na atmosfera.
O registro em vídeo foi feito pelo monitor ambiental e guia de turismo Guigo, profundo conhecedor da região. Ele contou que atendia visitantes no local quando observou o fenômeno ao olhar para o céu. Ao notar o arco-íris circular em torno do sol, decidiu filmar a cena.
Continua depois da publicidade
“Praia do Arpoador, estamos aqui no começo de janeiro, pessoal fazendo os passeios de barco. Olha que negócio magnífico. Chique, chique, chique”, comenta ele no vídeo.
Veja o vídeo:
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, o halo solar se forma quando os raios solares atravessam nuvens compostas por cristais de gelo, que possuem a capacidade de fracionar a luz e revelar os diferentes espectros de cores do arco-íris em formato circular ao redor do sol.
Segundo o conhecimento popular — que encontra respaldo científico —, o fenômeno costuma indicar chuva nos dias seguintes. Isso ocorre porque sua formação está associada ao transporte de umidade na atmosfera, condição favorável à ocorrência de precipitações.
Especialistas explicam que a aparição do halo solar é considerada incomum, sendo mais frequente no início ou no fim de períodos chuvosos. Ainda assim, o fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
Continua depois da publicidade