FenaCap lança campanha para auxiliar planejamento financeiro

A iniciativa é parte dos esforços de educação financeira desenvolvidos pela entidade no âmbito do Programa de Educação em Seguros

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17 JUL 2018Por Vanessa Pimentel08h20
Estas ações estão alinhadas à Estratégia Nacional de Educação FinanceiraEstas ações estão alinhadas à Estratégia Nacional de Educação FinanceiraFoto: Rodrigo Montaldi/DL

‘Você é o melhor amigo do seu dinheiro’. Com esse slogan a campanha desenvolvida pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) pretende estimular o consumo consciente e o hábito de poupar dinheiro.

A iniciativa é parte dos esforços de educação financeira desenvolvidos pela entidade no âmbito do Programa de Educação em Seguros, da Confederação Nacional de Seguros Gerais, a CNseg.

O diretor-executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, explica o objetivo: “Num país com cerca de 60 milhões de pessoas endividadas, outras milhares inadimplentes, que não dispõem de reservas para fazer frente a emergências financeiras e não conseguem preservar conquistas, tornou-se urgente incrementar os esforços de educação financeira, condição considerada essencial para promover e ampliar o bem-estar das famílias brasileiras, especialmente em momentos de instabilidade econômica”, assinala.

Estas ações estão alinhadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada pelo Governo Federal, que rapidamente obteve o engajamento de instituições como a CNSeg – Confederação Nacional de Seguros Gerais e das quatro federações empresariais a ela vinculadas.

Desemprego

Atualmente, o país acumula cerca de 13 milhões de desempregados e perde, por ano, um milhão de vagas formais. Questionado se é possível relacionar o desemprego ao alto número de endividados no Brasil, Alberto explica que não.

“O nível de endividamento mede o quanto as pessoas tomaram de crédito para aquisição de bens ou serviços e não tem relação direta com o desemprego. Já o grau de inadimplência, esse sim, pode ter relação direta com o desemprego. Ou seja: as pessoas não estão conseguindo honrar compromissos, a inadimplência está elevada,  possivelmente em razão da perda de renda e do desemprego”.

Melhor amigo

Durante os próximos meses, usuários do Facebook e de portais de notícias poderão conhecer e acompanhar as peripécias de um cachorrinho charmoso, que estará presente com seus donos em situações bem conhecidas: uma jovem diante dos apelos de uma mega promoção de roupas; outro que se encanta com uma oferta relâmpago em um site de compras e em muitas outras circunstâncias.

Remetendo à ideia de que o cachorro é o melhor amigo do homem, a campanha, criada pela agência Binder, mostrará o personagem em vídeos, banners e outras peças, ajudando seus donos a fugir dos apelos do consumo fácil e pouco ­consciente.

O “mascote”, especialmente criado para a Campanha – que utiliza recursos 3D para tornar ainda mais real a experiência dos usuários – é altamente convincente ao desestimular compras por impulso. Ao mesmo tempo, a campanha procura ampliar o conhecimento sobre as modalidades de títulos de capitalização existentes, com explicações simples e claras sobre o funcionamento de cada uma delas, a quem se destinam e seus ­benefícios.

Os vídeos exibidos nas redes e nos portais noticiosos levam o usuário a conhecer o hot site da campanha que, além de explicar didaticamente o que é um título de capitalização e suas modalidades, conta ainda com um “simulador de planos”, a fim de identificar quanto seria necessário guardar para realizá-los, seja uma viagem de férias, uma festa de 15 anos, um casamento, a reforma da casa e outros sonhos.