X

Cotidiano

FenaCap lança campanha para auxiliar planejamento financeiro

A iniciativa é parte dos esforços de educação financeira desenvolvidos pela entidade no âmbito do Programa de Educação em Seguros

Vanessa Pimentel

Publicado em 17/07/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estas ações estão alinhadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira / Rodrigo Montaldi/DL

‘Você é o melhor amigo do seu dinheiro’. Com esse slogan a campanha desenvolvida pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) pretende estimular o consumo consciente e o hábito de poupar dinheiro.

A iniciativa é parte dos esforços de educação financeira desenvolvidos pela entidade no âmbito do Programa de Educação em Seguros, da Confederação Nacional de Seguros Gerais, a CNseg.

O diretor-executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, explica o objetivo: “Num país com cerca de 60 milhões de pessoas endividadas, outras milhares inadimplentes, que não dispõem de reservas para fazer frente a emergências financeiras e não conseguem preservar conquistas, tornou-se urgente incrementar os esforços de educação financeira, condição considerada essencial para promover e ampliar o bem-estar das famílias brasileiras, especialmente em momentos de instabilidade econômica”, assinala.

Estas ações estão alinhadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada pelo Governo Federal, que rapidamente obteve o engajamento de instituições como a CNSeg – Confederação Nacional de Seguros Gerais e das quatro federações empresariais a ela vinculadas.

Desemprego

Atualmente, o país acumula cerca de 13 milhões de desempregados e perde, por ano, um milhão de vagas formais. Questionado se é possível relacionar o desemprego ao alto número de endividados no Brasil, Alberto explica que não.

“O nível de endividamento mede o quanto as pessoas tomaram de crédito para aquisição de bens ou serviços e não tem relação direta com o desemprego. Já o grau de inadimplência, esse sim, pode ter relação direta com o desemprego. Ou seja: as pessoas não estão conseguindo honrar compromissos, a inadimplência está elevada,  possivelmente em razão da perda de renda e do desemprego”.

Melhor amigo

Durante os próximos meses, usuários do Facebook e de portais de notícias poderão conhecer e acompanhar as peripécias de um cachorrinho charmoso, que estará presente com seus donos em situações bem conhecidas: uma jovem diante dos apelos de uma mega promoção de roupas; outro que se encanta com uma oferta relâmpago em um site de compras e em muitas outras circunstâncias.

Remetendo à ideia de que o cachorro é o melhor amigo do homem, a campanha, criada pela agência Binder, mostrará o personagem em vídeos, banners e outras peças, ajudando seus donos a fugir dos apelos do consumo fácil e pouco ­consciente.

O “mascote”, especialmente criado para a Campanha – que utiliza recursos 3D para tornar ainda mais real a experiência dos usuários – é altamente convincente ao desestimular compras por impulso. Ao mesmo tempo, a campanha procura ampliar o conhecimento sobre as modalidades de títulos de capitalização existentes, com explicações simples e claras sobre o funcionamento de cada uma delas, a quem se destinam e seus ­benefícios.

Os vídeos exibidos nas redes e nos portais noticiosos levam o usuário a conhecer o hot site da campanha que, além de explicar didaticamente o que é um título de capitalização e suas modalidades, conta ainda com um “simulador de planos”, a fim de identificar quanto seria necessário guardar para realizá-los, seja uma viagem de férias, uma festa de 15 anos, um casamento, a reforma da casa e outros sonhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Feira Santo Pet vai até este sábado, em Santos

Evento também conta com plantão de adoção da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida)

Guarujá

Suman relembra tragédia e diz que Guarujá está preparada para chuvas

O temporal teve início na noite de 2 de março de 2020 e perdurou durante a madrugada do dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter