Feira de negócios em Santos dá início a série de eventos-testes no Estado

Expo Retomada será 1º evento-teste oficial com até 1,5 mil pessoas em 2 dias; objetivo é testar protocolos de segurança em ambientes controlados

Comentar
Compartilhar
20 JUL 2021Por Gazeta de S. Paulo19h03
Expo Retomada será realizada em Santos nesta quarta e quintaExpo Retomada será realizada em Santos nesta quarta e quintaFoto: Divulgação

O Governo de São Paulo decidiu dar início a 30 eventos-testes neste semestre, com apoio da iniciativa privada. O primeiro é a Expo Retomada, uma feira de negócios que será realizada nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22) em Santos, no litoral sul paulista. O objetivo é testar protocolos de segurança em ambientes controlados para a retomada de atividades em diversos setores e regiões do Estado em meio à pandemia.

De acordo com o portal “R7”, a feira em Santos será realizada das 11h às 18h, no Santos Convention Center, apenas para profissionais do setor por meio de credenciamento. São esperadas cerca de 750 pessoas por dia.

Os organizadores explicam que uma das razões principais pela escolha da Baixada Santista é porque a vacinação na região está acima da média, em quase 70%. Outras razões são a proximidade com a Capital.

Segundo a organização a escolha da Baixada Santista foi pela proximidade com a capital, pelo espaço de convenções ser novo, mas também porque a região apresenta índices acima da média de vacinação, chegando a quase 70%.

Estão previstos ainda no Estado 14 eventos sociais, 12 de economia criativa, dois esportivos e dois de negócios. Os primeiros pretendem reunir menos de 1 mil pessoas e vão ganhando mais público com o avanço da campanha de imunização. Neste momento, o Estado está em queda no número de internações e mortalidade por Covid-19 e com mais de 60% da população vacinada com ao menos a primeira dose.

"Não é a reabertura completa, é um planejamento de meses, um aprendizado", conta o subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Aranibar.

Outras Expo Retomada já ocorreram durante a pandemia em Goiânia, Salvador e em São Paulo, em outubro do ano passado, e testaram medidas já adotadas em convenções internacionais.

A Expo Retomada informou que adotará os seguintes protocolos em relação a testagem: não será aceita a carteira com esquema vacinal completo, mas sim o teste, na hora, do antígeno; recomendação é que os participantes cheguem pelo menos meia hora antes ao evento; no local, haverá médicos, ambulâncias e uma área para isolamento; emcaso de resultado positivo para a covid-19, a pessoa será encaminhada para a unidade de saúde mais próxima.

Além disso, o evento precisará respeitar o distanciamento entre estandes, limitar pessoas no palco e manter todos de máscara.

Fórmula 1

Neste semestre também está marcado o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos. Os três lotes de ingressos colocados à venda acabaram rapidamente. O número vendido não foi informado, mas os preços variam de R$ 650 a 12.800. O organizador não descarta colocar à disposição mais ingressos ao público, a depender do cenário da pandemia em outubro.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) incentiva a realização do vento. "O autódromo está reformado e preparado. Os critérios para a F-1 são rigorosos. Além de fazer grande investimento, com importante retorno financeiro, faz parte do processo de retomada da economia para poder desenvolver o País", disse ao "R7".