X

Cotidiano

Feira Ambiental troca plásticos por alimentos nesta sexta-feira (29)

Munícipes terão a oportunidade de trocar dois quilos de resíduos plásticos recicláveis por hortifrútis, brinquedos e até produtos de limpeza

Luana Fernandes

Publicado em 27/07/2022 às 17:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ação ocorre na Praça Possidônio Xavier de Jesus, no bairro Santo Antônio / Divulgação/PMG

Dois quilos de plástico podem valer um quilo de frutas, verduras ou legumes, em Guarujá. A troca do reciclável pode ser feita ainda por um produto de limpeza ou um brinquedo. A iniciativa, inédita no litoral paulista, faz parte da edição de julho da Feira Ambiental do Programa "Reciclou, Ganhou!", que acontece nesta sexta-feira (29). A ação ocorre na Praça Possidônio Xavier de Jesus, no bairro Santo Antônio, das 9 às 12 horas, e na Praça do Povo, no bairro Santa Rosa, das 14 às 17 horas.

O programa lançado pela Prefeitura de Guarujá é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, com apoio da Rede pela Circularidade do Plástico e participação do Instituto Nova Maré.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para conseguir fazer a troca, os munícipes devem levar os seguintes tipos de materiais recicláveis: garrafa PET (a partir de 500 mililitros), embalagem de amaciante, embalagem de água sanitária/cloro, embalagem de shampoo ou condicionador, embalagem de cremes (a partir de 300 mililitros), embalagem de desinfetante, potes plásticos (utensílios domésticos), embalagem de limpador multiuso (a partir de 500 mililitros), embalagem de detergente e embalagem de sabonete líquido (a partir de 400 mililitros).

Os materiais precisam estar limpos e secos. Assim, somando dois quilos de resíduos sólidos, poderão ser trocados por um quilo de hortifrútis, brinquedos e até produtos de limpeza. A ação, acima de tudo, visa ampliar as ações de conscientização ambiental e o serviço de coleta seletiva na Cidade, incentivando a reciclagem e promovendo a recuperação de material plástico.

Lojas 'Reciclou, Ganhou!'

Na última quinta-feira (21), foram inauguradas as primeiras quatro lojas do Programa 'Reciclou, Ganhou!' em Guarujá. São as únicas do litoral paulista após o Município ser escolhido entre 11 cidades. Nelas, os munícipes podem entregar seus materiais plásticos recicláveis, sendo possível trocá-los por itens de necessidade básica, como alimentos não perecíveis, material escolar, brinquedos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e itens de pescarias, através da Moeda Social. As lojas são distribuídas estrategicamente em quatro pontos e possuem vocações e produtos específicos de acordo com a sua localização geográfica e socioeconômica. Confira:

Loja Praia do Tombo

Avenida Prestes Maia, na altura do número 276, Piso Superior – Tombo (Núcleo de Informação e Educação Ambiental Bandeira Azul).

Expediente: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

Itens: Ecoprodutos, utensílios domésticos, bolsas, cosméticos naturais.

Vocação: Turístico e educativo

Loja Novos Sonhos – Aldeia

Rua Praia do Perequê, 685 – Comunidade da Aldeia, em Vicente de Carvalho.

Expediente: De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Segurança alimentar.

Loja Cavalo Marinho – Sítio Conceiçãozinha

Rua Santo Antônio, 31 – Sítio Conceiçãozinha.

Expediente: Terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Aos sábados, das 9 às 14 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Segurança alimentar.

Loja Nossos Mares – Perequê

Balneário Praia do Perequê (Ao lado da Associação dos Pescadores) – Perequê.

Expediente: Todos os dias, das 10 às 17 horas.

Itens: Alimentos, produtos de limpeza, material escolar.

Vocação: Apoio aos pescadores do Projeto "Nossos Mares".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter