Cotidiano
Especialistas explicam que a visita é considerada raríssima, já que a baleia-franca está ameaçada de extinção e costuma utilizar outras rotas durante sua jornada pelo oceano
Imagem meramente ilustrativa / Divulgação/ProFranca
Continua depois da publicidade
A praia de Itapuã, em Vila Velha, litoral do Espírito Santo, recebeu uma visita ilustre. Na manhã da última segunda-feira (25), visitantes e moradores locais foram agraciados com a aparição de duas baleias-franca.
As imagens foram capturadas com um drone pelo fotógrafo e filmmaker Lucas Silveira. De acordo com o relato do profissional, comentários das pessoas presentes indicam que a dupla de animais seria uma mãe e seu filhote.
Continua depois da publicidade
Especialistas explicam que a visita é considerada raríssima, já que a baleia-franca está ameaçada de extinção e costuma utilizar outras rotas durante sua jornada pelo oceano.
A baleia-franca é um grande cetáceo que pode atingir até 18 metros de comprimento e pesar cerca de 70 toneladas. É conhecida pelo corpo robusto, pela ausência de nadadeira dorsal e pelas manchas brancas características na cabeça, chamadas calosidades, que são únicas para cada indivíduo.
Continua depois da publicidade
Existem diferentes populações de baleia-franca, como a baleia-franca-do-Atlântico Sul e a baleia-franca-austral, que migram entre áreas de alimentação e reprodução. Elas se alimentam principalmente de krill e pequenos crustáceos, filtrando a água através de suas barbatanas.
Uma Baleia Minke (Balaenoptera acutorostrata) apareceu morta na tarde deste sábado (26), na praia das Ruínas, em Peruíbe. Na oportunidade, curiosos aproveitaram para tirar fotos do animal, que era um juvenil, tinha aproximadamente 4 metros e estava em estado avançado de decomposição.
Técnicos da Biopesca estiveram no local, isolaram a área e realizaram os procedimentos conforme o protocolo a ser seguido neste tipo de acionamento.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, uma viatura da GCM chegou para acompanhar os trabalhos e também outros profissionais do Instituto, como biólogos e veterinários, que vieram fazer a necropsia e estudos.
No litoral de Santa Catarina, uma campanha ambiental está convidando o público a adotar simbolicamente uma baleia-franca. A proposta faz parte do projeto “Adote uma Baleia”, coordenado pelo Instituto Australis/ProFRANCA, e tem como propósito levantar fundos para manter os trabalhos de pesquisa, monitoramento da espécie e atividades educativas sobre preservação.
Qualquer pessoa pode participar da ação, escolhendo entre diferentes categorias de apoio, que incluem brindes exclusivos.
Continua depois da publicidade
Além de colaborar com a causa, quem adota uma baleia recebe informações detalhadas sobre o animal escolhido, criando um elo com a proteção marinha. O litoral de São Paulo também é famoso pelo avistamento de baleias, atraindo turistas de todo o país. Veja os 5 melhores pontos da região para avistar o animal.