Cotidiano
A Linha Turística de Bondes de Santos atingiu, entre janeiro e julho de 2025, o maior número de passageiros para o período desde sua inauguração, em 23 de setembro de 2000
O mês de julho, tradicionalmente marcado pelo movimento das férias escolares, superou as expectativas e registrou 17.138 passageiros / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Prestes a completar 25 anos de funcionamento, a Linha Turística de Bondes de Santos atingiu, entre janeiro e julho de 2025, o maior número de passageiros para o período desde sua inauguração, em 23 de setembro de 2000. Foram 76.867 pessoas transportadas pelos antigos elétricos, que encantam moradores e turistas com um passeio que mistura história, cultura e nostalgia.
O mês de julho, tradicionalmente marcado pelo movimento das férias escolares, superou as expectativas e registrou 17.138 passageiros, ultrapassando inclusive janeiro, considerado alta temporada.
Continua depois da publicidade
No histórico da linha, essa foi a segunda melhor marca para o mês, ficando atrás apenas de julho de 2023, quando foram transportadas 17.774 pessoas. Os dados são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), responsável pela reforma, manutenção e operação dos bondes.
Saiba o roteiro, datas e horários do passeio do Bonde de Santos
Continua depois da publicidade
Criada para valorizar o patrimônio histórico e cultural, a linha turística tornou-se uma das principais atrações da cidade. O trajeto, que percorre pontos emblemáticos do Centro Histórico, é integrado a eventos como Primavera Criativa, Festival Santos Café e Natal Criativo, atraindo visitantes durante todo o ano.
Neste mês, por exemplo, o Bonde Japonês foi destaque nas comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e dos 80 anos dos ataques atômicos a Nagasaki, com saídas especiais e programação cultural.
Segundo o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, a ampliação recente do trajeto e a integração com outras ações no Centro Histórico ajudaram a impulsionar o número de passageiros. “Quem faz o passeio pela primeira vez se encanta. É um misto de cultura, história e emoção para os mais velhos e aprendizado para os mais jovens”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Outra novidade para este ano é a criação do Museu Ferroviário de Santos, que já conta com 13 bondes e três carros ferroviários em seu acervo. O espaço receberá ainda oito novos veículos vindos do Japão e da Alemanha. Aos fins de semana e feriados, o público pode visitar gratuitamente os carros ferroviários históricos na garagem dos bondes, com retirada de senhas no Museu Pelé.
A Linha Turística de Bondes funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 7, com meia-entrada para maiores de 60 anos, estudantes, professores e, neste Dia dos Pais, para todos os passageiros. Crianças de até cinco anos no colo e guias de turismo com grupos não pagam.